sábado, 15 de novembro de 2014

Jogo da memória sonoro

Olá pessoal, quanto tempo!! Eu demoro mas não paro de postar! hahahha
A ideia de hoje já é bem conhecida, um jogo da memória de sons, mas o que eu achei legal foi a dica da bexiga, que tirei do site: Musiped
Se você nunca fez esse jogo, vem aprender!

Jogo da Memória Sonoro

Você vai precisar de:
- Garrafinhas de yogurt pequenas
- Bexigas (número 10) pra não rasgar
- Arroz, feijão, açúcar e tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.



Montando:
Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.
"Vista"a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

Este foi o meu, usei: arroz, feijão, açúcar, aveia e cartão de crédito cortado em quadradinhos iguais. 



O brincar:
Na minha aula, como as turmas são grandes, eu combinei com eles que quando alguém acertasse o par, não pegaria o chocalho. Marquei os pontos dos acertos e embaralhei o jogo em cada acerto pra ficar mais difícil. O ideal é ter bastante chocalho.
Ainda não terminei, preciso de mais ideias  do que colocar dentro das garrafinhas, vocês sabem? Podem me ajudar? Se puder, deixe seu comentário que eu agradeço! :)

Ah, lembrando que esse jogo é indicado para crianças de 4 anos pra cima, pois é preciso muita atenção e já conhecer um jogo da memória.


Espero que gostem e construam os seus!
Beijos, Alícia. 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tapete Sonoro

Oi gente, tudo bem?!
Hoje eu trouxe mais uma brincadeira tirada de um livro que eu tenho, que inclusive, a brincadeira do Boliche Sonoro também é de lá. E que material riquíssimo!! Amei ter encontrado este livro/artigo e quero dividir algumas brincadeiras que eu experimentei e que deram certo com vocês.
Espero que gostem, façam e contem suas experiências. Lembrando que cada um pode adaptar a brincadeira do seu jeito e de acordo com a sala de aula.



Tapete sonoro
Material:  
- Tapete ou folhas com peças móveis, em E.V.A, para servir de suporte às imagens sonoras.
- Kit’s temáticos de imagens: Paisagens da natureza (tempestade, mar, chuva, floresta) , instrumentos musicais, meios de transporte, e animais.
- Cd com estes sons.

O brincar: – Identificação sonora através da relação som e imagem:
Esta brincadeira poderá ser desenvolvida individualmente ou em duplas, em forma de competição.
1) As crianças deverão estar dispostas de maneira que todas possam ver as peças do Tapete, no espaço a ser utilizado para brincadeiras, por exemplo, sala de aula ou pátio. Como possibilidade de disposição das crianças sugerimos: Todas em semicírculo voltadas para os tapetes de EVA, que estarão posicionados um ao lado do outro. 

2) Em duplas ou individualmente, as crianças serão escolhidas e deverão ficar atentas ao som que o professor executar no radio.
3) O objetivo da brincadeira é que a criança, ao reconhecer o som executado, corra até à figura do instrumento que estará em uma das peças do Tapete e sente no lugar deste. Se o jogo for dado em duplas em forma de competição, marcará ponto quem primeiro identificar o som e chegar ao Tapete no lugar certo. Com crianças pequenas (abaixo de 4 anos) poderá ser feito o mesmo processo, apenas retirando o princípio de competição, focando apenas a identificação.

Variações dentro desta mesma proposta:
Variação I - Da mesma forma como foi descrito o trabalho com os instrumentos musicais, este processo pode ser feito com os outros Kit’s temáticos, por exemplo:
Com sons de animais: o professor coloca a gravação do som de um animal no aparelho de som e as crianças (em dupla ou não, em competição ou não) devem identificar qual figura disposta no Tapete é correspondente ao som escutado e assim com todas as demais possibilidades: sons da cidade, sons da natureza etc.

Objetivos:
• Desenvolver a percepção sonora e visual.
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos.
• Reconhecer auditivamente fontes sonoras (instrumentos musicais, sons da natureza, sons do cotidiano, entre outras possibilidades).
•Identificar timbres de instrumentos musicais e sons variados.

Referências:
Programa de Apoio à Produção de Material Didático
Brincando e aprendendo: um novo olhar para o ensino de música
Iveta Maria Borges Ávila Fernandes-Coordenação e Supervisão


Referências
BARSA PLANETA INTERNACIONAL. O livro dos sons. 10. ed. São Paulo: Barsa Britannica, 2006. (v 5)
BRASIL.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial Curricular Nacional para a Educação In- fantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (v. 3)
BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
ENCICLOPÉDIA VIRTUAL: http://pt.wikipedia.org Acesso em 02/03/09.
HENTSCHKE, Liane. et al. A orquestra Tintim por Tintim. São Paulo: Moderna, 2005. Inclui 1 CD.
IMAGENS LIVRES: http://www.sxc.hu Acesso em 02/03/09.
PAREJO, Enny. Estorinhas para ouvir: Aprendendo a escutar música. São Paulo: Irmãos Vitale, 2007. Inclui 1CD.



Minhas dicas sobre o jogo: Segue abaixo algumas imagens que usei pra colocar em cima dos EVAs. Todas elas eu tenho o áudio (cd que vem com o livro: Jogando com os Sons e Brincando com a música, que já indiquei ele no vídeo dias atrás). 
Imprimi também animais e instrumentos e em cada etapa do jogo eu mudo o tema. 

Para fazer as imagens foi MUITO complicado. Basta digitar o que você deseja no Mestre Google (ahhahahha) copiar e colar no word. Dureza, não? Mas pra minha pessoa, que é lerda na área tecnológica tem que ser assim mesmo, fácil e rápido. kkkkkkk
E fica pra criatividade de vocês usarem outras imagens. 
Bom, chega de papo que faltam 5 minutos pra eu dar aula. ( estou num intervalo postando). 
Beijos e até a próxima postagem! 
Ah, qualquer dúvida, comentem no post que eu vou responder!!









segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Site bacana para professores de música!

Olá Pessoal! Tudo bem?
Antes de ir ao tema do post, gostaria de agradecer pelo carinho dos comentários e e-mails que recebo. Adoro ler e fico muito feliz que meu blog tem ajudado tantos professores. Infelizmente tive que tirar meu e-mail daqui porque não dava conta de responder todos ( que loucura hahahah).
Me desculpem por muitas vezes não responder os comentários também (mas leio TODOS, viu?) é que ando numa correria danada, porém, prometo que vou tentar me organizar para conseguir responder todos.

Então, vamos ao que interessa:
Hoje vim compartilhar um site muito bacana que descobri ontem através de amigas professoras. ( como é bom ter amigos da nossa área). Obrigada, Regiane por compartilhar comigo esse material!! :)


Pelo que vi é um site novo, ainda não conheço tudo, mas baixei o pdf do E-book e amei!
São dicas super simples de como construir instrumentos musicais com materiais recicláveis. 

Clique aqui para conhecer o site: Musiped
Página do Facebook: Musiped
http://www.musiped.com.br/





Espero que gostem e aproveitem como eu! :)
Beijos e até a próxima!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Dica de Cds que eu uso nas minhas aulas.

Oi gente!
Faz tempo que recebo perguntas sobre meus cds e hoje resolvi gravar um vídeo pra ser mais prático.
Ah,  gravei com o celular, então, não reparem a péssima qualidade  da imagem e do som.  :)





PS: Meu cachorro latindo foi o melhor! auhauhauha

Beijo e até a próxima! :)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Boliche dos Sons

Olá pessoal!!! Depois de muito tempo apareci por aqui! hahaha 
Bom, primeiramente gostaria de pedir desculpas aos e-mails não respondidos e dizer que eu realmente não estou conseguindo ler todos!! Peço para que compreendam... Muitos me pedem cds, dicas, jogos etc.,  e como não consigo responder, vou tentando postar aqui, assim, a dúvida de um pode ser a de vários. Obrigada por sempre visitarem meu blog , apesar de um pouco esquecido, hehehe. 

Bom, vamos ao que interesse. Esse boliche não é minha ideia, eu apenas coloquei em prática um plano de aula que li.



Boliche dos Sons
Foto do das garrafas que eu mesma pintei. 


Faixa etária
3 a 4 anos

Número de jogadores
Mínimo: 02 jogadores Máximo: 20 jogadores.

Materiais que fazem parte do jogo
• 06 Pinos de plástico de diferentes cores (garrafas tipo Pet) contendo imagens de figuras de instrumentos musicais.
• 06 instrumentos musicais iguais os que estão na imagem de cada pino (garrafa). 
• 01 bola de tamanho pequeno feita de jornal, envolvida em meia fina (uso de material reciclável).

 Objetivos
Associar e Reproduzir os sons a partir da imagem.
Explorar a sonoridade dos instrumentos musicais de forma lúdica e prazerosa.
Propiciar o desenvolvimento integral das crianças por meio do fazer e do apreciar em música.

Conteúdos
• Socialização • Percepção visual • Discriminação sonora• Memória auditiva • Concentração • Coordenação motora • Exploração e reprodução de diferentes sons • Manuseio/exploração de instrumentos musicais

Modo de jogar
• Organização: Os pinos devem ser organizados no chão em forma de triângulo com espaçamento entre eles. As crianças são divididas em dois grupos para acomodá-las sentadas em fila na lateral da pista central. O professor poderá demarcar o espaço para o jogo e orientar sobre as regras do boliche.

• O jogo: Uma criança de cada vez (alternando a fila A e a fila B) joga a bola e tentará derrubar um pino. Em seguida, verificará qual pino derrubou e qual instrumento o pino representa. O aluno deverá identificar o instrumento primeiramente, e logo depois, buscá-lo para produzir o som.
Organização do espaço:
Observação: Caso a criança derrube mais de um pino, o jogador deverá escolher apenas um para dar continuidade à partida.


Referências:
Programa de Apoio à Produção de Material Didático
Brincando e aprendendo: um novo olhar para o ensino de música
Iveta Maria Borges Ávila Fernandes-Coordenação e Supervisão

ARGENTINA, Gobierno de La Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Diseño Curricular para La Educacion Inicial. Buenos Aires: Dirección de Currícula, 2000.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (v.3)
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2a edição. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FERES, Josete S. M. Bebê, música e movimento. Jundiaí-SP: Editora da autora, 1998. SWANWICK, Keith. Música, pensamiento y educación. Madrid: Ed. Morata, 1991
11. Autores
Diretora
Eulália Anjos Siqueira
Pesquisadores Estagiários
André José Rodrigues Júnior Sidney Pontes
Professoras
Ivani Mendes Pinto
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil
Claudiceia Lagos Ribeiro da Silva Cristina Iacomini de Campos Maria Lúcia de Souza Correa




Comentários pessoais: Fiz o meu boliche nesta semana (veja as fotos). As crianças adoraram o jogo!
Os instrumentos que coloquei em cada garrafa são os que eu tenho e o que deu pra levar na aula. 
Dica para as classes de crianças mais novas: Não fiz competição com os maternais.
Sentados em roda, eu chamava um por um para que viessem jogar. 



Foi um sucesso! Aproveitem e construam seus boliches! :)