segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jogos para retornar à calma

          Bom dia!! Andei meio sem atualizar porque ultimamente o trabalho tá me tirando todo o tempo! Aiii, nunca desejei tanto que as férias chegassem logo! rs


Agora, postarei algumas atividades para fazer depois da aula de música, pois até agora só falei das que agitam a criançada. E como eu, se alguém já trabalhou em escolas, sabe como os professores odeiam quando a  aula de música termina e eles entram na sala com os pimpolhos totalmente de pernas pro ar! Então, aqui vão alguns jogos para acalmá-los , e para as professoras não nos odiarem tanto, já que para muitos, os professores de música são sempre os 'bagunceiros'  rs

Objetivos:

Levar a criança a:
♪ um clima tranquilo para que relaxe;
♪estimular a percepção auditiva, a concentração, a observação e a calma;
♪relaxar.


1ª Atividade 

Todas as crianças, em círculo e sentadas, vão passando uma bola de tamanho médio, uma para a outra, imaginando que seja feita de vidro e , portanto, que deve ser manuseada com muito cuidado, caso contrário poderá quebrar. A bola poderá ser passada de diversas maneiras: com as mãos, com os pés ou com os cotovelos.

O professor poderá usar uma música para relaxamento, e antes, poderá contar uma história que envolva a bola.


2ª Atividade

Todas as crianças sentadas e em círculo. O professor entregará uma caixinha de música para que cada aluno possa obsevá-la, ouvir sua melodia, concentrar-se nela, e desta maneira, relaxar.


3ª Atividade

As crianças, em círculo e sentadas, vão passando uma para a outra,com muito cuidado , um bichinho de pelúcia como se os estivessem ninando.

O professor poderá utilizar uma canção de ninar, e contar uma pequena história sobre o bichinho.


4ª Atividade

Trabalhar com argila: ao som de uma música bem suave, as crianças vão realizar um trabalho de modelagem com argila. Após terminarem a atividade, cada criança explicará o que modelou e também o que a levou a escolher o respectivo modelo.

 
   


Espero que gostem! Beijos!

2 comentários:

  1. Muito massa, amor!
    ... nossa, como você é inteligente!! Adorei!

    Acho que se eu fosse uma dessas crianças com a caixinha de música, durmiria na certa! hauhaua

    Beijão! Te amo!!
    .. e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. otimo!!!! perfeito para o que eu precisava , curtinho e preciso ! obrigada

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)