segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

♪ ♬ O Professor de Música♪ ♬

Boa tarde pessoal!! Bom, os dias estão cada vez mais corridos, por isso não estou atualizando tanto... Maaaaas, vou dando um jeito quando sobra um tempinho ali e outro aqui...
Então, bora escrever antes que o tempo acabe!! rs

E hoje meu post não é para os alunos! Achei este texto no meu caderno de música, mas não me lembro de onde tirei! Ele fala sobre as características de um professor de música. Assuntos que não podemos nos esquecer, e que nos ajudam a sermos cada vez melhores em nossa profissão!



O Professor de música:

♪ Conhecimento e compreensão da habilidade instrumental e vocal: É fundamental tocar bem seu instrumento e o repertório referente a ele é importante também. Cantar de maneira afinada e agradável. Essas habilidades musicais devem estar aliadas a uma grande dose de pensamento compreensivo, analítico e crítico.

♪Amor à música: É importante pesquisar, ouvir muito e estar aberto a todo tipo e estilo musical, sem perder de vista o senso crítico. É importante também conhecer as raízes culturais da sua região e do país, de forma que esse conhecimento musical possa ter espaço significativo em seu planejamento. Esse cuidado na valorização da nossa cultura , incluindo aí as influências que ela recebeu, garante um sentido de identidade cultural nos alunos e maiores oportunidades de desenvolvimento de um senso crítico.

♪ Habilidade de se comunicar: Cada criança é um ser individual, que aprende da sua própria maneira e no seu próprio tempo. Então é um grande desafio para o professor desenvolver uma flexibilidade, de forma que as explicações de conceitos musicais, habilidades e conceitos abstratos sejam entendidos por todos, da mesma maneira.

♪ Imaginação Musical: A imaginação do professor, independente das de seus alunos, precisa ser constantemente alimentada. É importante ouvir outros instrumentos, conjuntos vocais e instrumentais, ouvir CDs, ir a concertos e eventos musicais, freqüentar cursos de atualização musica e pedagógica, ler, escrever e tomar contato com outras formas de artes.
♪ Sensibilidade: Para ser um bom professor é preciso estar atento às reações e respostas imprevisíveis dos alunos. Qualquer uma delas pode exigir uma mudança de estratégia ou de abordagem do ensino.
 
♪ Habilidades administrativas: Um professor organizado sempre é admirado no ambiente de trabalho e entre os familiares dos alunos com os quais trabalha. Trabalhar com base em uma agenda, organizar e promover festivais, concertos e audições, promover reuniões de avaliação com os pais e com a administração da escola faz parte do trabalho do professor.
 
Conhecimento prático: Organizar um programa de estudo para seus alunos, ter cuidado em elaborar atividades de avaliação, criar alternativas de cursos para o período de férias, desenvolver atividades locais e regionais e, se possível ainda participar de eventos nacionais com os alunos, são atividades que o professor deve dominar e incluir na sua rotina.
 
♪ Personalidade: Entusiasmo, organização , preocupação sincera com os alunos e senso de humor são qualidades essenciais para o professor. Em acréscimo, é importante também que o professor tenha confiança em si mesmo e orgulho daquilo que faz. Possuir certo grau de respeito consigo mesmo vai ajudar a desenvolver uma boa relação com outros professores e promover o mesmo tipo de respeito entre o grupo de alunos.
O sucesso de um programa de ensino vem da cumplicidade e do respeito mútuo entre educador e educando. Nunca subestime a percepção do seu aluno a sobre você. Ele está numa situação privilegiada para perceber e avaliar seus sentimentos e reações
 
♪ Habilidade para inspirar, entusiasmar e encorajar: Pense sobre sua própria experiência de aprendizagens. Considere as características de professores que te influenciaram e te inspiraram. É claro que um professor não pode ser uma fonte inesgotável de inspiração, mas é importante manter os alunos interessados e animados para fazer música
 
♪ Humildade: Embora o papel do professor seja conduzir e guiar seus alunos, é bom recordar que o professor também é um eterno aprendiz. Aprendemos com outros professores, com colegas professores, com outras pessoas e , principalmente, aprendemos muito com nossos alunos. O processo ensino-aprendizagem precisa ser um avia de mão dupla.
 
 
É claro que o professor não é sempre cheio de todas essas qualidades, mas uma simples atenção para esses aspectos pode ser um bom ponto de partida. É preciso lembrar de que cada professor , deve ser encorajado a criar seu próprio estilo de trabalho, de acordo com as características de seu grupo, considerando os desenhos e sonhos de cada aluno, seus próprios desejos, sempre com o objetivo de construir um caminho de aprendizagem coletivo e original.
 
 
É isso aí pessoal,  "Ensinem música às crianças!"
 Beijão!

9 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog! Já estou lhe seguindo também. Podemos trocar links ? Assim a divulgação de nossos blogs poderá aumentar, e vejo que existem poucos blogs sobre música. Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog,parabéns pelo conteúdo!
    Teria como você criar um espaço no seu blog de sugestões em como trabalhar aula de canto com crianças e adolescentes? Montar um repertório interessante para os visitantes, não sei...é uma idéia, eu iria amar se você fizesse isto!
    Bjim.

    ResponderExcluir
  3. Ola Alícia!
    O seu blog está maravilhoso! Obrigada pelas dicas... Que Deus sempre abençõe seus trabalhos...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Achei super interessante seu blog, parabéns!
    Gostaria que visitasse o meu, para podermos compartilhar mais:
    http://navegandodeencontroaossons.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alícia! Sou prof. de música em Porto Alegre, RS.
    Gostei muito do seu blog, com certeza aprenderei muito com as matérias publicadas. Se tiver um tempinho, visite meu site.
    www.fernandoteixeira.com.br

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alícia! Sou prof. de música em Porto Alegre, RS.
    Gostei muito do seu blog, com certeza aprenderei muito com as matérias publicadas. Se tiver um tempinho, visite meu site.
    www.fernandoteixeira.com.br

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, muito obrigada pelos comentários carinhosos! Beijos e sejam bem vindos!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Sou professor r dono de uma escola de música no Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, sou professora de musicalização infantil e tenho um blog de instrumentos e acessórios de musicalização.
    https://alteacompany.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)