sábado, 27 de fevereiro de 2010

HISTÓRIAS PARA SONORIZAR

Olá para todos!! As semanas estão cada vez mais corridas... Meu TCC já está com data marcada para apresentação, dia 10/06, o que significa que esse 'quase' semestre será uma loucura, mas espero que dê tudo certo no final! Também começarei dar aulas em uma nova escola de Música, e estou muito animada! :D

Maaas, vamos ao que interessa! Todos sabemos a importância das histórias para as crianças. E aqui vou colocar algumas,  que tirei do livro " Jogando com os Sons e Brincando com a Música"  da Vania Ranucci Annunziato, que dá para utilizar os CDs com os sons, ou mesmo produzir os sons com a voz.

Objetivos:
Levar a criança a:

♫  estimular a percepção auditiva;
♫  improvisar
  desenvolver a atenção e identificar os timbres;
  despertar a criatividade

O sítio da vovó Guida

Vovó Guida vivia num sítio.
Ela achava  tudo ali muito silencioso  e monótono. Não havia muitos animais. Ouviam-se apenas o gorjeio dos passarinhos. (*) e o barulho das águas do riacho (*). Às vezes ouvia-se também o barulho do vento nas árvores (*). Tudo era muito tranquilo.

Vovó Guida, incomodada com aquela monotonia, resolveu comprar algums animais. Comprou um boi que fazia (*), um cavalo (*) , um carneiro (*), um cachorro(*), galos e galinhas (*), patinhos(*) e porquinhos (*). E foi aquela alegria.
Daí por diante vovó Guida viveu feliz em seu sítio e todos os dias ela podia ouvir o alegre barulho da sua bicharada.


O professor poderá fazer vários sons com apitos diferentes e pau-de-chuva, para criar um clima de sítio. Solicitará também às crianças que façam a sonoplastia com sons do próprio corpo e/ou com instrumentos musicais, por exemplo:
Boi- apito grave
Cavalo- coquinhos sonoros
Passarinhos- apitos agudos
Carneiro e cachorro- voz
Riacho- pau-de-chuva
Porquinho- reco-reco
Galos e Galinhas- chocalhos



O Trânsito

João morava em um aoartamento no segundo andar. Um dia, resolveu ir à janela observar o trânsito. Que agitação!! Ouvia-se de tudo. Som de camnhão(*), som de moto (*), som de carro de bombeiros (*), som de ambulância(*), som de trem (*). Realmente, os sons que João ouvia ao mesmo tempo eram muito diferentes. De repente o telefone tocou e João correu para atender.


É interessante que o professor apresente, em gravuras, os  meios de transportes à medida que forem citados, para que as crianças emitam os seus respectivos sons.














Beeeeeeeijo para todos, e muuuuuito obrigada pelos comentários!!!!
:D

8 comentários:

  1. Seu blog está muito legal.. estamos em sintonia, pois nossos trabalhos se parecem muito. Eu ando postando pouco porque começaram as aulas e a correria está grande por aqui, mas estou sempre te visitando. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!

    Boa sorte no seu TCC!!!
    Daqui a pouco estarei fazendo o meu tb, pois irei me formar este ano!!!

    Se precisar de alguma coisa, é só pedir!!!!

    Grande abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu trabalho, ate te mandei um email para trocarmos algumas ideias, pois estou iniciando meu curso de musicalização infantil no meu 1° ano de musica.
    parabens pelo seu trabalho maravilhoso.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Olá, excelente o seu blog. Amei.
    Trabalho com Musicalização infantil a 10 anos no Conservatório Musical Júlia Amábile, na cidade de Palmas - Paraná.
    Desenvolvi a partir de experiência com as crianças meu próprio material didático, como apostilas e jogos musicais. Muitos deles semelhantes ao seu, mas é sempre bom trocar idéias, aproveitei várias coisas que postou no seu blog.
    Parabéns!!!
    Estamos no caminho certo, educar com atividades bem elaboradas e divertidas só contribuem para que a criança sintam prazer em fazê-las, aprendendo de uma forma divertida e empolgante.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. ta o telefone tocou e???....

    ResponderExcluir
  6. boa noite!! onde posso encontrar mais historias para sonorizar?? vc poderia me ajudar?? tb estou a procura da musica "vila de cá, vila de lá" não sei se tem uma historia junto, mas não consigo encontrar em nenhum lugar, ja cansei de procurar!! trabalho com crianças de ed infantil aqui em santa barbara, prox a americana e gostaria de novas atividades nessa area, se der certo estarei agora no meio do ano cursando ed musical, pois ja sou aluna de piano e canto!!! abraço!! caso queira enviar no meu e-mail a resposta, é: lilica.lili1966@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada querida!! me esqueci de agradecer por aqui tb!! vc me ajudou muito!! tem muitas coisas interessantes no seu blog!! bj

      Excluir
  7. Adorei muito criativo..<3

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)