terça-feira, 11 de maio de 2010

Brincadeiras de Musicalização

Bom dia!! Depois de muito tempo, surgi! Me desculpem a desaparecida pessoal , mas meu TCC tá me consumindo... Sem contar nas coisas do casório  pra ir atrás. Mas, apesar da correria,  estou muito feliz!
E hoje, quero dedicar esse pequeno post ao meu noivo, Junior Sarpa,  que sempre me apoiou em tudo que eu fiz, me levando nos cursos de Musicalização, arrumando lugares para eu ficar, dedicando seu tempo para me ajudar...Além de ser o melhor músico que existe, competente e apaixonado pelo que faz! :) Obrigada ,meu amor, por tudo! Te amo!

E agora, vou postar uma brincadeira que fiz esses dias com minha turminha do "CEI Favo de Mel ", e   eles adoraram!

É o jogo " Encontre seu par."

Material: Cartelas com vários instrumentos musicais e seus pares. 1 Apito.

Como fazer: Imprima diversos instrumentos em um papel mais espesso, fure logo acima do desenho e amarre barbante, para ficar como um colar.( veja a foto abaixo)

O brincar:

1. Na sala,  posicione as crianças.divindo-as lado-a-lado,  de modo que  fiquem duas fileiras, uma de frente para outra, como se fossem duas paredes.
2. Explique que a brincadeira só funcionará com a colaboração de todos, e quem não participar direito, sairá da brincadeira.
3. Mostre para todos as cartelas dos instrumentos, e embaralhe os pares.
4. Em seguida coloque uma cartela ( colar) no chão, em frente de cada aluno, mas não deixe que peguem e nem que olhem.
5. Explique que, ao ouvirem o apito, eles deverão se abaixar, colocar o "colar" de instrumento e em menos de 1 minuto todos precisam encontar seus pares e dar as mãos.( Diga sempre que o tempo vai acabar, pois eles se animam muito! )
6. Após o término, é importante que o professor pergunte para cada dupla qual é seu instrumento, podendo mostrar o som de cada um, para o conhecimento do timbre.

OBS: O professor deve ter cuidado para a brincadeira não virar correria e ninguém se machucar.



E para terminar,  gostaria de agradecer a todos os e-mails e comentários que venho recebendo! Muito obrigada pessoal! Espero que gostem e que as atividades postadas aqui lhe sejam úteis!!
E aos que não gostam de alguma coisa, acho bacana escreverem, mas não deixem de colocar o nome, afinal é um blog  para se discutir a melhor forma de ensinar música à crianças, e não apenas criticar, como anônimo. ;)

Beijocas e uma boa semana!

9 comentários:

  1. ahhh meu Deus linda!! Você me emociona!!
    Como eu te amo, Lih!! ... e eu NÃO SOU o melhor músico que existe, menos, viu? Beeem menos.

    Você é que é linda, especial!!

    TE AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tão bom qdo temos alguém q nos faz melhor do q já somos..bração

      Excluir
  2. Uhuu, Alicia, como sempre vc nos ajudando muitoo.., amei o post...
    bjs
    Priscyla Torres

    ResponderExcluir
  3. Só mais uma coisinha..rs, onde vc cosegue essas imagens dos instrumentos? bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii Priscyla!! Muito obrigada, viu?!! :)
    Então, as imagens consigo no 'google imagens' mesmo! rs

    ResponderExcluir
  5. Muito legais estas atividades !Qdo estava começando lembro com alegria das minhas aulas de Musicalização..cheias de brincadeiras divertidas e a gente nem sentia ue estava aprendendo...Um abraço, Matheus

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Cristiane dou aula de iniciação de piano, órgão e teclado e atualmente estou fazendo flauta doce pela yamaha sopro novo estou adorando, decidi trabalhar com musicalização infantil já fiz algumas oficinas mas preciso fazer mais cursos par ter mais conteúdos ainda ñ dou aula em escolas preciso de mais materiais se puder me ajudar colocando mais exercícios agradeço...adorei o blog vou estar sempre olhando...adorei muito obrigada Alicia...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá sou Lindemberg Oliveira, Músico e Professor na Musicalização Infantil,,,, Amo essa profissão e conto com o seu apoio para melhorar os meus conhecimentos básicos na Educação musical.... Trabalho com o INFANTIL I, INFANTIL II, ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO .Preciso de alguns materiais... se Você puder me Ajudar eu Agradeço de Coração....
    lindembergmaestro@hotmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)