Olá pessoal!! Como estão?
Agradeço desde já aos comentários desta semana!! Muuuuuito obrigada!! Lembrando que o blog só existe por vocês estarem o acompanhando!
Bem vindos novos seguidores, e espero que gostem de todas as postagens! Fiz uma enquete ali ao lado, pra saber no que vocês estão mais interessados pra eu poder pesquisar mais sobre os assuntos e postá-los aqui!
;)
Bom, hoje vou postar uma brincadeira que fiz semana passada. Minha turma anda um pouco "terrível" nas aulas, acho que é devido ao fim do ano, já estão cansados e tal.... então, fiz uma brincadeira ótima que não necessita de muita 'baguncinha'. :) É o JOGO DAS FAMÍLIAS.
Primeiramente, é preciso explicar às crianças que os instrumentos musicais também têm suas famílias, como nós.
Existem 3 tipos de famílias: a da PERCUSSÃO, a das CORDAS e a dos SOPROS.
Cada instrumento faz parte de uma dessas famílias.
Exemplos:
Violão,violino, contrabaixo etc : família das cordas
Bateria, pandeiro, reco-reco etc : família da percussão
Saxofone, flauta, trombone etc: família dos sopros.
E assim por diante...
Depois de explicar tudo corretamente para as crianças, começamos a brincadeira:
JOGO DAS FAMÍLIAS
Material:
- 3 folhas de papel EVA , cada uma de uma cor.
- Cartelas com diversos instrumentos musicais .( É necessário ter uma cartela para cada criança, mesmo que os instrumentos se repitam).
O brincar:
Sentados em círculo, cada criança recebe uma cartela de intrumento. Eu uso uma que eu fiz, furei em cima e amarrei um barbante, assim a criança pode pendurar no pescoço, como um colar. Segue a foto abaixo:
O professor coloca as folhas de EVA uma ao lado da outra e escolhe uma cor para cada família. Ex: EVA verde para percussão. Amarelo para sopro e vermelho para cordas.
Para começar, o professor escolhe uma criança da ponta e pede para que ela vá até os EVAs e coloque seu instrumento na família (cor) correta. E assim por diante, até todos colocarem seus intrumentos nas folhas de EVA.
Após a brincadeira, o professor poderá contar, junto com seus alunos, quantos intrumentos ficaram para cada família, podendo também questionar as crianças, como:
- Qual família possui mais intrumentos?
- Qual família possui menos instrumentos?
- Com quantos instrumentos a família das cordas ficou?
- Com quantos instrumentos a família da percussão ficou?
- Com quantos instrumentos a família do sopro ficou?
- Quantos instrumentos existem neste jogo, no total?
Além de outras questões, trabalhando assim, tanto noções musicais, quanto matemáticas.
Espero que gostem e me contem seus resultados!!
Beijão!! Ah, e não deixem de me perguntar: http://www.formspring.me/aliciasampaio
Bem lindo seu trabalho,adorei!!
ResponderExcluirPode visitar meu blog
http://lidiam-dasilva.blogspot.com/
Abraço desde a Espanha!
ridiculo
ResponderExcluirRidículo(a) deve ser você que não tem capacidade nem para colocar o nome no comentário. Cada coisa que me aparece! Faça melhor, então, querida!
ResponderExcluirOlá Alícia, sou a Leide e foi muito bom encontrar este material riquissímo que vc tem, será de grande valia pra mim, deixei um comentario no formspring, vou deixar meu e-mail
ResponderExcluirleidefelicio@yahoo.com.br
Adooooooooooooooooooooooorooooooooooo seu blog,tirei muita coisa dele pro meu estágio. Seu trabalho é maravilhoso...parabéns!!!!
ResponderExcluire a voz tambem e um instrumento mas um instrumento vocal...
ResponderExcluirParabéns!!! Amei seu trabalho....
ResponderExcluirAo anônimo...
ResponderExcluirMas a voz não é um instrumento abstrato, e o está referido neste blog são instrumentos musicais concretos, entendeu???
Ops...
ResponderExcluirAo anônimo...
Mas a voz é um instrumento abstrato, e o está referido neste blog são instrumentos musicais concretos, entendeu???
Parabéns Alícia! Amo seu blog!
ResponderExcluirSou professora de musicalização e sempre encontro boas idéias aqui...
Por favor poste mais coisas legais!!!
Grata
Parabens Pelo seu blog.!
ResponderExcluirestou gostando do seu blog!
ResponderExcluir