terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA A MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS

Bom dia!!!! Fiquei muito emocionada em ver que passamos dos 200 seguidores!! Obrigada pessoal! São vocês que fazem o blog existir!!
Já vou me desculpando o sumisso, e dizendo que não esqueci do blog e nunca esquecerei!!
Bom, vocês já sabem que meu casório ta aí e estou uma pilha com a preparação, afinal, falta apenas 1 mês!! Mas prometo que depois terei bastante tempo pra postar, espero! rsrs

Hoje gostaria de compartilhar algumas ideias para trabalhar com bebês. Muitas pessoas me pediram, e acho que nunca postei nada para crianças tão pequenas...
Encontrei este valioso material entre minhas coisas, a fonte é de http://ennyparejo.com.br/ .
Depois entrem no site e confiram! Parece ser muito bom e eles oferecem cursos para professores...

Então, vamos lá!

PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA A MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS


I  RECEPÇÃO

Objetivos das atividades de recepção
·         Receber o bebê de forma afetiva e acolhedora;
·         Criar a sintonia do grupo;
·         Estimular atenção;
·         Iniciar a estimulação multissensorial.

Atividade 1  CONHECENDO O VIOLÃO NO PRIMEIRO DIA DE AULA

                       Descrição da Atividade:
1.       Ao entrar na sala, o bebê encontra o Violão ao centro do tapete, pode manipulá-lo e explorá-lo com total liberdade.
2.       Ensine o bebê a obter o som da corda do Violão.
3.       Nas cordas soltas do Violão, improvise uma pequena canção que utilize o nome do bebê.
4.       Estimule a percepção tátil da vibração do instrumento, aproximando-o de diversas partes do corpo do bebê: os pezinhos, as costas, os bracinhos, as mãos, etc.

Atividade 2  EXPLORANDO SONS E FONTES SONORAS

Tal atividade pode ser realizada ao início de cada aula, deixando a disposição instrumentos de mesmo tipo a explorar (clavas, xequeres, pauzinhos, chocalhinhos, triângulos, etc).
          
Descrição da Atividade:
1.       O bebê entra na sala, encontra tais instrumentos ao centro do tapete, pode manipulá-los e explorá-los com total liberdade.
2.       Valorize as explorações do bebê e incentive sua repetição por todos do grupo.
3.       Em momento posterior, mostre ao bebê como se costuma utilizar o instrumento ou fonte sonora apresentado.
4.       Brinque de orquestra: a um sinal seu, os bebês produzirão sons ou silenciarão; treine sinais simples de regência; ensine o bebê a valorizar o silêncio.
5.       Nessa brincadeira de orquestra, explore nuances de intensidade e velocidade dos sons.


Atividade 3   CANÇÃO DE CHEGADA
                      
Trata-se de um momento muito importante para a acolhida do bebê, as canções devem ser bem curtas possibilitando que se cante colocando o nome do bebê em algum lugar da letra, assim como da mamãe ou acompanhante. De maneira geral, os bebês utilizam o instrumento recém explorado para acompanhar a canção.



Ainda existem mais módulos, vou postando um por vez, ok?! Espero que gostem e continuem comentando e seguindo!
Beijão!!!

13 comentários:

  1. Mas você é maravilhosa mesmo!
    Você é linda, inteligente, estudiosa, dedicada! Ahhh, você é meu orgulho! Parabéns pela 'marca' de 200 seguidores! Este é apenas um começo de uma carreira imensa!

    Eu sou seu fã!
    TE AMO DEMAIS!

    Do 'maridão',
    Juninho Sarpa.

    ResponderExcluir
  2. Começei a trabalhar com bebés recentemente.. Amei as dicas...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!! Vc ajudou muito!! Vou voltar com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. catherine pilatti29/08/2011 15:34:00

    comecei a trabalhar a pouco tempo com musicalização infantil e sempre encontro um pouco de dificuldade para trabalhar com os bebês de um e dois anos. pois eles tem pouquíssimo tempo de concentraçao. As atividades propostas colocarei em prática, tenho certeza que irão me ajudar!!parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. jane apolinário12/10/2011 22:59:00

    Vou esperar por mais sugestões de atividades.
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma menina de 4 meses com sindrome de down, quero muito começar a musicaliza-la, preciso de ajuda sobre o assunto do que pode ser mais importante para começar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Puxa, fiquei encantada com a sua iniciativa! Queria saber tudo o que puder, pois onde moro em toda a cidade só existe eu para esta área... eu já havia dado aulas de piano para crianças de 4 anos de idade, mas nunca para bebês! Preciso de ajuda urgente!!! Please:)Bom trabalho, querida! Amy

    ResponderExcluir
  8. Meu e-mail é ladiejeanne@hotmail.com
    Beijos

    Amy

    ResponderExcluir
  9. Alícia, adorei a sua proposta de atividade, poderia enviar-me mais algumas? Sou professora de música e sempre trabalhei com a faixa etária dos 3 aos 5 anos, mas este ano queria começar com os mais pequeninos... :) se pudesse partilhar mais planos de aulas de sucesso como este... o meu e-mail é sementesdemusica@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adoreiiiii!
    Parabéns pelo trabalho... Mal posso esperar para as próximas atividades!

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Vanilda sou diretora do Conservatório de Música de Vitória da Conquista. Amei seu blog, vc é realmente maravilhosa e podemos sentir sua capacidade criativa ajudando todos professores de música nesta linda tarefa de musicalizar bebês. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  12. MagníficA ideia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)