quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Planejamento de aula

Boa tarde pessoal, como estão?! Essa semana recebi  e-mails de pessoas querendo que eu ajudasse na questão de planejamento de aulas... Já coloquei alguns no blog, mas hoje tem mais... Espero que gostem!! Ahhh viram que meu blog já está entre o top100? Gostaria de agradecer muuuuuuito a quem já votou e pedir para que continuem votando!!
Vamos todos votar a favor da EDUCAÇÃO!!! É só clicar aqui- TOPBLOGBRASIL




 AULAS DE MÚSICA  

Infantil II- 8:00h as 8:50h
Infantil I- 8:50h as 9:30h

Atividade 1:  Todo início de aula:  “Como vai você”
O brincar:
1.  As crianças em pé, formam um círculo;
2.  Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
3.  As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até cumprimentarem  todos os amigos.
Objetivos: 
- ter momentos agradáveis no período de início da aula;
-  vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
-  desenvolver a atenção e concentração;
-  interagir e socializar-se.

Atividade 2: “Loto dos Instrumentos Musicais”
Material:  Uma cartela para cada criança com diversos instrumentos musicais. Para marcar os instrumentos na cartela, pode ser usado grãos de feijão  ou bolinhas feita de EVA.
CD com sons dos instrumentos contidos na cartela.

O brincar: O professor entrega uma cartela para cada criança. Em círculo e sentadas, recebem as bolinhas ou feijões para marcarem os instrumentos que ouvirem.
O professor  liga o CD com o som de cada instrumento e as crianças tentam encontrar o instrumento respectivo aquele som determinado.
Depois do jogo, o professor poderá contar, junto com as crianças, quantos instrumentos de cada família existem  conversar com eles quais são os preferidos de cada um.

Objetivos: 
   - Trabalhar os timbres de cada instrumento;
- estimular a concentração;
-  atenção;
- Conhecer os instrumentos;

Atividade 4 : “ A história da Serpente”

O brincar:  As crianças , sentadas, formam um círculo, com uma delas ao centro, e cantam a música.
Na segunda estrofe , a criança posicionada no centro do círculo escolhe um colega que se encontra na roda. Este vai ao seu encontro e coloca a mão em sua cintura, iniciando a formação do rabo da serpente.
Posteriormente é escolhido outro. Os movimentos se repetem e a brincadeira continua até que todos tenham participado, formando assim o rabo da serpente.

Relaxamento para finalizar a aula. Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.


Maternal I - 10:00h as 10:30h
Mini Maternal  - 10:30h as 11:00h

Atividade 1:  Todo início de aula:  “Como vai você”
O brincar:
1.  As crianças em pé, formam um círculo;
2.  Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
3.  As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até cumprimentarem  todos os amigos.
Objetivos: 
- ter momentos agradáveis no período de início da aula;
-  vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
-  desenvolver a atenção e concentração;
-  interagir e socializar-se.

Atividade 2:    CONHECENDO O VIOLÃO

  Descrição da Atividade:

1.       Ao entrar na sala, o bebê encontra o Violão ao centro do tapete, pode manipulá-lo e explorá-lo com total liberdade.
2.       Ensine o bebê a obter o som da corda do Violão.
3.       Nas cordas soltas do Violão, improvise uma pequena canção que utilize o nome do bebê.
4.       Estimule a percepção tátil da vibração do instrumento, aproximando-o de diversas partes do corpo do bebê: os pezinhos, as costas, os bracinhos, as mãos, etc.
5.  O professor poderá tocar algumas músicas para as crianças se familiarizarem com seu som,

Relaxamento para finalizar a aula. Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.


PS: Os horários que estão marcados são os meus, é que eu copiei e colei aqui! rsrs
Espero que gostem pessoal! Beijos e até mais!! Ahhh, não se esqueçam de votar no TOPBLOG!

2 comentários:

  1. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos perídos mais
    marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso? (sinopse do meu blog)
    Acessa o meu blog?
    "Blog de uma adolescente"

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Espero a sua visita, se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
    Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.
    Atenciosamente Tainã Almeida.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)