quarta-feira, 6 de maio de 2015

Minha opinião sobre: Estojo Máximo Músico- Palavra Cantada

Oi pessoal, tudo  bem? Quero dizer que os feedbacks sobre o meu vídeo foram bem positivos. Fiquei muito feliz em saber que vocês gostaram e em breve farei outro, aguardem! Ah, e se quiserem dar alguma sugestão sobre algum assunto a ser abordado, fiquem a vontade! :)

Mas vamos ao post de hoje. 
Algumas semanas atrás, eu comprei este kit/estojo da turma da Palavra Cantada pra usar nas minhas aulas de música, pois achei o tema bem interessante. E hoje estou aqui para contar pra vocês como foi a minha experiência nas aulas de música. Lembrando que este post é sobre a MINHA opinião e como os meus alunos reagiram com o conteúdo, pois cada região/escola/criança é diferente, portanto, as conclusões podem variar de acordo com cada pessoa. 
Então vamos lá!


1. Sobre o material
O kit é composto por 3 livros que acompanham 3 cds.
Sinopse: "Máximo Músico é um ratinho muito curioso! Certo dia ele entrou numa sala de concertos e conheceu todos os instrumentos da orquestra e seus magníficos sons. Max ficou encantado pela música! Em outra aventura, ele descobriu que as crianças também podem tocar instrumentos musicais e, mais tarde, conheceu bailarinos que dançavam lindamente ao som da orquestra." 
Todos os 3 livros acompanham um cd cada um, com a história narrada pelo Palavra Cantada e as músicas tocadas durante a história. 




2- Onde comprar? 
Eu comprei na feira do livro que teve na escola em que dou aula, mas vocês podem encontrar em vários sites ou livrarias. Aqui estão alguns links, é só clicar em cima: Livraria Cultura, Ponto Frio, Rihappy, Fnac
Ou se quiser, dá um google pra procurar o melhor preço ou o site que você preferir.


3- Como eu trabalhei na sala de aula/Minha opinião/O que os alunos acharam
Planejei ouvir apenas uma parte da história do primeiro livro em cada aula, assim, as crianças não enjoariam e ficariam com aquele gostinho de "quero mais". E dito e feito, eles sempre pedem bis, foi uma excelente ideia! A turma do Infantil II (aproximadamente 4/5 anos) e Infantil I (aproximadamente 3/4 anos) adorou!
Em cada aula, ouvíamos uma parte da história pra não ficar muito cansativo, até que terminamos o primeiro livro e esta semana já iniciamos o Max 2 com muito entusiasmo.
Os livros são bem ilustrados e os desenhos são LINDOS!
Em todas as aulas, depois de ouvir a história, as crianças passavam o livro de mão em mão, nas páginas já contadas para apreciarem os desenhos de perto. 
As histórias não são tão curtas, por isso, achei que não funcionou para os meus alunos menores de 4 anos, pois eles perderam o foco muito rápido, o que é normal. Nesta idade, o ideal é a gente mesmo contar histórias. Mas se a turma for pequena, ainda vale tentar, pois a história é encantadora e a forma com que o Paulo Tatit e Sandra Peres narram, é fascinante!
A minha dica para os menores é: se você perceber que no decorrer da história, as crianças perderam o foco, pare o rádio e em tom de suspense na voz, diga que só saberão o restante na próxima aula! Assim, eles não enjoam e você pode continuar na semana seguinte.
O que você também pode fazer para facilitar, é antecipar a apresentação de alguns instrumentos musicais, fazendo outro tipo de atividade como bingos, jogos da memórias etc. Desta forma, quando forem ouvir a história, já estarão familiarizados com alguns nomes e sons de instrumentos.

Portanto, pessoal, a minha opinião é que eu AMEI este trabalho deles! Assim como amo tudo o que eles fazem, pois é tão bem feito que não tem como não se apaixonar.
E o que eu tenho pra dizer? Se puderem, comprem e não irão se arrepender! :)

Espero que eu tenha ajudado. E se tiverem alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui!
Beijos e até o próximo post!
Alícia.




8 comentários:

  1. Amamos todas as dicas de musicalização! Parabéns pelo blog!
    Equipe Marina Sabóia
    http://cmeimarinasaboia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina! Fico muito feliz que tenha gostado, muito obrigada!
      Continue acompanhando que sempre que posso, posto novidades!
      Beijos, Alícia. :)

      Excluir
  2. Parabéns, Alícia, pelo empenho na educação; sei que não é um trabalho fácil, mas quando feito com amor, pode produzir melhores resultados e, por fim, resultar em satisfação.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lourisvaldo! Muito obrigada pelo seu comentário, adorei! Que bom que gostou do blog, farei o possível pra atualizar com mais frequência.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Olá Alícia,

    Também sou uma pesquisadora do universo musical infantil e também aprecio muito o trabalho da Palavra Cantada! Parabéns pela disposição em compartilhar suas experiências em sala de aula.
    Aproveito a oportunidade para convidá-la a visitar meu humilde blog. Sou estudante de educação musical e ficaria honrada com sua visita.
    Até mais
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Olá Alícia! Gostei muito de seu trabalho. Este blog nos mostra grandes possibilidades para trabalhar com música.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Também estou iniciando um blog em Educação Musical.
    Aproveito a oportunidade para lhe fazer um convite em visitá-lo:
    http://estelasanches.blogspot.com.br/
    Abraços,
    Estela

    ResponderExcluir
  5. Alícia! Adorei o novo visual do Blog! Vc precisa escrever mais! :D

    Gostei muito do vídeo também! Quero te convidar pro Hangout On Air que farei no blog no dia 02 de outubro às 17h! Você pode acompanhar pelo youtube!

    Segue endereço do canal: http://www.youtube.com/c/IsabelaMeniCosenza

    Te espero lá!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabela!! Que ótimo convite, adorei! Muito obrigada! Vou passar no seu canal agora mesmo! Sobre postar mais, ando cheia de aulas que não tenho mais tempo pra me dedicar ao blog. :( Mas quando sobra um tempinho, eu venho aqui postar.
      Beijos!! :)

      Excluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)