sábado, 19 de dezembro de 2009

Plano de Aula

               Olá!! Hoje vou colocar algumas dicas sobre " Planos de aula",  e aproveitar para me despedir de todos, pois acho que este vai ser o último post do ano. rs
E já como estamos no final do ano,  é bom começarmos a planejar as aulas de 2010.


                Planejar uma aula é essencial, mas não é um modelo a ser seguido rigorosamente. É uma previsão, portanto, pode ocorrer como o planejado, como pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, a disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas atividades propostas, etc. Mas o que vale é a base para que o professor não perca o foco do que pretende trabalhar na aula.
Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre, procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos, tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo, pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.

Terminada a aula, é importante que o professor faça o registro de tudo o que aconteceu na aula, para que possa comparar com o plano de aula, e fazer os ajustes necessários nos planos de aulas seguintes.


O plano de aula é composto por: tema, objetivos, conteúdo, materiais, procedimentos didáticos e possíveis intervenções e avaliação. Portanto, em um plano de aula:

• Tema: é o que será abordado na aula.

• Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.

• Conteúdo: é o que será ensinado.

• Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os objetivos propostos.

Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa seqüência didática, encadeando as atividades de acordo com os interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de desenvolvimento, do bebê à idade adulta).

• Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.

Bom, é isso aí! Aproveitem as férias para planejarem as próximas aulas!

Tenham todos um FELIZ NATAL, um ANO NOVO MARAVILHOSO,  com muitas realizações, sucesso, paz , saúde, amor, e que a música sempre esteja presente na vida de todos, pois como disse Khalil Gibran :
"Como a poesia, a música retrata os estados da alma e as ondulações do coração, e concretiza os pensamentos invisíveis, e descreve o que há de mais belo nos desejos e sensações do corpo."

Beijão, e até 2010!!!!

3 comentários:

  1. Olá!!!
    Parabéns pelo blog! é muito interessante!
    Beijo grande!
    Vou te seguir!

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  2. pow
    legal o bloge
    o plano de aula postado e interessante
    sou musico classico toco violin attt bejoss

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Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)