Olááá!! Primeiramente, antes de começar o post de hoje, gostaria de agradecer muuuuuuuuuuuuiiiitoo a todos os e-mails que venho recebendo! Muito obrigada pelas doces palavras, e principalmente por lerem meu blog! Ah, e estou disposta a sugestões, ok? Obrigada pessoal! E me desculpem pelas vezes que demorei pra responder! Prometo ser mais rápida na digitação! rs
E continuem mandando!!
Pra quem se interessar pelos meus materiais é só escrever: aliciamsampaio@yahoo.com.br ou lihsampaio@hotmail.com
Beijão! E leiam essas dicas de hoje, apesar de 'grandinhas', são ótimas!
• A aula deve ser iniciada com atividades simples e pequenas. Uma pequena canção ou atividade rítmica podem auxiliar o professor a organizar a sala de aula e tornar o ambiente alegre e propício para outras atividades musicais ou não;
• Uma atividade que esteja em perfeito alcance da criança pode aumentar a auto-estima e ser um fator importante para a construção da confiança em si mesmo e na escola;
• Repetir frequentemente cada atividade e apresentar um conceito de diferentes maneiras e estilos poderão ampliar as chances de compreensão do aluno;
• Repetir muitas vezes as músicas que as crianças já conhecem e gostam de cantar e se movimentar, pois isso cria um clima de segurança e relaxamento, já que as crianças estão participando de uma atividade familiar;
• O silencio deve ser sempre valorizado;
• Usar todo material que foi trazido para a sala de aula, de forma a não criar expectativas e frustrações desnecessárias;
• As instruções para o desenvolvimento das atividades devem ser claras e diretas;
• Repetir as regras do jogo pode garantir uma melhor compreensão delas;
• Cantar em vez de falar, fazer gestos para se comunicar, usar dramatizações e expressões faciais que podem ser recursos criativos na sala de aula. A Criança aprende melhor quando há alegria envolvida;
• Os comandos sonoros podem ser utilizados como recurso criativo. Por exemplo: sentar sempre que ouvir o sino, fazer silencio toda vez que o professor cantar uma canção e etc.;
• Usar materias variados como gravura, bonecos instrumentos musicais, máscaras, diferentes tipos de papeis, pedras, panos, massa de modelar, brinquedos, materiais sonoros e coloridos etc. Todo esse material deve ser manipulado e o contato com ele envolve diferentes tipos de sensações;
• Participar das atividades com os alunos é importante para se criar vínculos afetivos. O professor também aprende quando faz junto com o aluno;
• Planejar mais atividades do que se imagina necessário pode permitir que o professor seja flexível e que atenda melhor as necessidades e preferências de seus alunos;
• O rítmo, o canto e o instrumento são elementos que deveriam estar sempre presentes no planejamento do professor;
• O professor precisa buscar constantemente uma renovação no que se diz respeito ao seu repertório musical, aos métodos e materias didáticos que têm disponíveis. É importante que a alegria do contato com a música seja sempre renovada por meio de um ensino criativo dinâmico e atual;
• Finalmente, é importante registrar que as atividades musicais oferecem oportunidades raras de resgate do prazer e da alegria na sala de aula, tanto para o grupo de alunos como para o professor.
Crianças de 02 a 03 anos:
Importante estabelecer uma relação dos itens que serão trabalhados na faixa de 02 a 03 anos com situações ou relações concretas pertinentes ao universo da criança (ex.: animais, objetos, etc.).
♪Altura do som: Grave e Agudo
Como: Através de estímulos sonoros produzidos por objetos ou instrumentos que estejam de acordo com as alturas propostas.
O que fazer: Cada criança deverá ter um objeto ou instrumento referente às alturas a serem exploradas, que serão percutidas conforme o estímulo solicitado. Pode-se estabelecer um código, como por exemplo: andar rastejante no grave. Na ponta dos pés no agudo.
♪Andamento: Lento e rápido
Como: Associar os andamentos propostos à histórias ou animais (ex.: tartaruga, coelho etc.).
♪ Pulso
Deixar a criança acompanhar uma música livremente, batendo palmas ou percutindo algum objeto ao ritmo (pulso) da melodia.
♪ Lateralidade: Pra cima/pra baixo – Para um lado/para o outro – Pra frente/pra trás.
O que fazer: Utilizar canções e gestual que sugiram os movimentos.
♪Histórias: Utilizar livros com figuras grandes e bem próximas da referência real. Contar histórias utilizando canções referentes às figuras.
(...)
_______________
A matéria deste post ainda não terminou, mas para não ficar muito 'pesado' continuo no próximo, ok?
E para finalizar, vou colocar uma atividade aqui, porém para ser passada para crianças com mais de 3 anos!
Beeeeeijo pessoas! E obrigada novamente pelos e-mails! ;)
adorei tudo que li e isso me ajudou muito em um trabalho sobre artes na escola, continuem escrevendo coisas assim maravilhosas, para o nosso conhecimento e assim nós podermos passas essa alegria para as nossas crianças e as aulas ficarem mais felizes...Obrigado
ResponderExcluirbom! isso nao é um comentario e sim uma pergunta.
ResponderExcluirsempre que eu vou dar aula para crianças de 3 anso, fico perdido, nao sei como fazer e o que planejo nao sai como o esperado, vc poderia me auxiliar nessa jornada de minha primeira turma?
vc poderia me auxiliar ou indicar algum material?
grato a vc ! email: ramonsantana_@hotmail.com
Essa materia me ajudou muito sou educadora musical de um projeto social e hj vou dar aula para uma criança de 3 anos. Ate entao so tinha trabalhado com adolescentes... parabéns e obrigada ! me ajudou muito
ResponderExcluir