segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Brincar com os sons! Altura, intensidade, timbre e duração.

Bom dia!! É pessoal, as aulas já estão aí!  As minhas começam amanhã! E em Junho já estou formada! Que felicidade! rs
Mas antes de começar a escrever as atividades de hoje, vou colocar um link aqui do site da Nova Escola, que sigo no Twitter , onde saiu essa matéria há poucos dias:  http://tinyurl.com/y9na3lu  É uma entrevista com Keith Swanwick, sobre o ensino de música nas escolas.
 E tem também essa outra : Introdução à música na escola: http://bit.ly/dtHE5f .
Vale a pena dar uma conferida pra quem quer tirar algumas dúvidas. :)

Bom, então vamos ao que interessa! Vou colocar algumas brincadeiras, que dá pra fazer no início das aulas, e é bacana para as crianças interagirem umas com as outras!
Vamos lá!


1ª BATER PALMAS

Material:  Cartões com bolinhas e cartões contendo o número correnspondente à quantidade de bolinhas de cada cartão do conjunto anterior.
Como Brincar:
1. A criança recebe um cartão com números , enquanto o professor fica com todos os cartões contendo bolinhas.
2. A seguir, o professor retira um de seus cartões e apresenta para a turma.
3. A criança que estiver com o cartão com o número correspondente ao que foi apresentado pelo professor fará a demonstração com palmas.

Exemplo:
PROFESSOR          CRIANÇA --------------->






2ª UM SOM PARA CADA COR 

1. As crianças ficam sentadas, em círculo. Cada um segura vários pedaços de papel com cores variadas.
2. Aos som do reco-reco, levantam o papel de cor azul.
3. Aos som do guizo, levantam o papel de cor amarela.
4. Ao som do coco, levantam o papel de cor verde.


3ª  PAREAMENTO DE SOM

Material: Várias latas de mesmo tamanho ( podem ser usadas latas de leite em pó, molho de tomate... ) O professor coloca dentro de cada duas latas o mesmo tipo de material, como areia, pedrinhas, grãos de arroz, feijão, etc. De preferência , encape todas iguais, para eles não gravarem quais são os pares!

Como brincar:
1. As crianças formam um círculo, sentadas, cada uma portando uma lata.
Uma criança por vez faz soar sua lata até descobrir qual colega possui a lata com som similar ao seu, formando assim o par sonoro.
3.As duas latas com sons semelhantes serão colocadas no centro do círculo.

Ex.


Bom, beijos à todos, qualquer coisa, é só me mandar e-mails! lihsampaio@hotmail.com  ou aliciamsampaio@yahoo.com.br
Mando as listas dos meus jogos e Cds pra quem quiser!
;)




4 comentários:

  1. OLÁ ALÍCIA!! GOSTEI MUITO DO BLOG. MUITA COISA BOA.
    MEU NOME É PEDRO ESTOU TRABALHANDO NUMA ESCOLA COM AULAS DE MÚSICA (MUSICALIZAÇÃO INFANTIL) GOSTARIA MUITO DE ALGUM MATERIAL DIDÁTICO. SE VC TIVER ALGUM COLOCA NO BLOG OU MANDA POR EMAIL :
    PEDROCAMUSIC@HOTMAIL.COM
    AGRADECIDO.

    ResponderExcluir
  2. ALÍCIA

    MEU NOME É TUNINHO DIAS SOU DO RIO DE JANEIRO E VOU ME FORMAR EM PROFESSOR DE MATEMÁTICA , MAIS TAMBÉM PARALELO JÁ FAÇO UM TRABALHO A 25 ANOS DE MÚSICA E ME INTERESSEI EM TRABALHAR COM CRIANÇA , USANDO A MUSICA COMO EDUCAÇÃO
    . ATUALMENTE ESTOU TRABALHANDO NO MUNICIPIO DE MANGARATIBA COMO INSTRUTOR DE VIOLÃO E EM UMA CRECHE DE ALUNOS DE 5 A 7 ANOS TRABALHANDO UM CORAL INFANTIL,QUE FOI UMA NOVIDADE QUE ABRACEI, FAÇO AQUECIMENTO DE VOZ, RESPIRAÇÃO E AFINAÇÃO USANDO PIANO ETC...CANTO MINHAS MUSICAS E FAÇO OUTRAS ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO ETC.. MAIS ESTOU FICANDO MEIO REPETITIVO E PEÇO A SUA AJUDA ,ESTOU ATUALMENTE GRAVANDO UM CD INFANTIL COM MÚSICAS INÉDITAS (PRÓPRIAS), QUE ESPERO TERMINAR ATÉ O FIM DO ANO... ACHEI MUITO INTERESSANTE SUAS IDÉIAS, E COM CERTEZA LEVAREI PARA UTILIZA-LAS EM MEUS TRABALHOS.
    ALÍCIA, ESTOU PRECISANDO DE MAIS MATERIAL, IDÉIAS, PARA TRABALHAR COM CORAL ,SE PUDER ME AJUDAR EM RELAÇÃO A ESSE CASO ME ENVIE ALGUMA COISA MEU EMAIL É TUNINHODIAS@YAHOO.COM.BR, ASSIM QUE MEU CD SAIR ENVIAREI UM PRA VC.

    AGRADEÇO...
    TUNINHO DIAS

    ResponderExcluir
  3. Seu blog eh mt maneiroo!!!!
    Me ajudou mt,,,
    Hehehe
    Eu q agr estou começando com a musicalização infantil...
    Obg, tive várias ídeias!
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Como trabalhar a duração com crianças,como plano de aula?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)