segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BREVES SUGESTÕES PARA O ENSINO DA MÚSICA

(...) Continuando a matéria do post anterior, hoje vou colocar o restante! ;)


Crianças de 04 a 06 anos:

♫  Movimento do som ascendente e descendente: (Na realidade o som não sobe nem desce, porém a ideia de subir e descer é sem dúvida, associada).

O que fazer: As crianças deverão movimentar-se (corporal) ou manipular objetos ao estímulo proposto.
Como: Utilizar uma flauta, sons vocais etc.
Obs.: Quando falamos ou cantamos, formamos uma sequência de sons. Ex.: cantar, cantar e cantar! O canto deverá sempre ser trabalhado.


♫ Altura do som: Introduzir o som médio da mesma forma que foram trabalhados sons graves e agudos.

♫ Lateralidade: Uma mão/outra mão, - Um pé/outro pé, - Direita/esquerda.

♫ Histórias: Introduzir dramatização com sonorização (cantada ou percutida). Explorar sons vocais e corporais.

♫ Pulso: Relacionar pulso musica a pulsação do coração.
Como: As crianças devem sentir o próprio batimento cardíaco e o orientador poderá ajudá-las a achar.
O que fazer: Crianças devem sentir a própria pulsação e tentarão andar nesse pulso. O professor solicitará às crianças que corram e a um sinal pré- estabelecido, parem e sintam o pulsar do seu coração. O que acontece? Relacionar as batidas regulares do coração ao pulso musical, embora acelerados.

♫ Acento:  Na palavra falada à acentuação recai sobre a sílaba tônica. Na acentuação musical a sílaba tônica seria correspondente ao 1º tempo de um compasso.
Como: Use um instrumento de percussão para marcar o pulso de algumas músicas de roda. Marcando sempre a batida mais forte no 1º tempo e um mais fraco.


♫ Timbre: Diferenciação entre vozes.

Diferenciação entre batidas de objetos.
Diferenciação entre instrumentos.
Diferenciação entre batidas dos pés (cada sapato produz um tipo de som).
O que fazer: Utilizar jogos e brincadeiras com os olhos vendados ou não, para que somente o ouvido identifique a fonte sonora.

Obs.: Importante ressaltar que as atividades desenvolvidas nas faixas etárias anteriores devem ser trabalhadas nas subseqüentes.



É isso aí, aproveitem as dicas e Boa Aula! :)
Beijos, Alícia.



3 comentários:

  1. Mt bom teu blog! Parabenssss
    Bjjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. O que é som Acendente e descendente?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)