Olá pessoal! Como estão se saindo nas aulas de música? Espero que bem!!
Amanhã começo dar aula em uma nova escola, e estou numa ansiedade sem fim! Mesmo com tantas atividades, é sempre tenso começar com uma turma nova... Mas vamos que vamos! Sempre tem a primeira vez! haha... E boa sorte para mim!
Semana que vem começam as provas e tenho que entregar o 2º cap. do meu TCC, portanto acho que não terei tempo para postar, estou numa correria que só! Maaaass não abandonarei o blog nunca! rs
Então, vamos lá!
Hoje eu estava 'bisbilhotando' em minhas coisas de Musicalização e achei algumas atividades interessantes, mas não sei quem foi que inventou.
E espero que gostem!
MOVIMENTOS RÍTMICOS POR IMITAÇÃO COM AS FIGURAS RÍTMICAS
1. Um soldado( corresponde à figura da SEMÍNIMA).
As crianças marcham, contando 1-2 , começando com o pé direito.
2. Uma pessoa apressada ( COLCHEIA).
As crianças devem correr com passos miudinhos ou de mãos dadas, contando 1 e 2 e, começando com o pé direito.
3. Uma menina preguiçosa ( MÍNIMA).
As crianças dão um poasso contando 1, seguindo de flexão de joelho ao contar 2.
4. Uma vovó com reumatismo ( SEMIBREVE).
As crianças dão um poasso e, em seguida, três flexões de joelho, ao mesmo tempo contam 1,2,3,4, sendo 1 para o passo e 2,3,4 para as flexões.
5. Uma moça manquinha ( SEMÍNIMA PONTUADA, seguinda de COLCHEIA).
As crianças dão um passo contando 1 e, em seguida, flexionam o joelho contando 2 e, recomeçando com outro passo, e assim por diante.
JOGO:
Quando estes movimentos já estiverem assimilados, o professor deve formar alguns grupos de 4 ou 5 crianças para que realizem os exercícios em conjunto, cada grupo imitando um movimento diferente, por exemplo:
1º grupo: imita a vovó;
2º grupo: imita a menina preguiçosa;
3º grupo: imita o soldado;
4º grupo: imita a pessoa apressada.
O professor deve fazer a marcação das figuras para as crianças através de palmas, contando 1-2 ou 1-2-3-4 ou 1e - 2e etc. E as crianças acompanham esta marcação imitando com movimentos adequados a cada uma das figuras.
Bom, espero que gostem!! E fica aqui, um muuuito obrigada a todos os comentários! :)
Ah, e Feliz Páscoa, sem exagerar no chocolate! rs
Beijão!
Olá Alicia!!! Eu gostei muito do seu blog... Uma ferramenta primorosa para um professor ...
ResponderExcluirótima fonte de consulta!!!
Parabéns!!!
Vinícius
Minha querida vc é uma BENÇÃO!
ResponderExcluirEstou intereçada em formar uma "bandinha",
em uma comunidade carente de minha cidade.
Mas apesar da boa intenção ñ entendo nada do assunto.....(só canto)rsrsrss
A princípio pretendemos confeccionar instrumentos de sucata, mas e depois?
Amei as suas aulas, mas como sou leiga ñ sei por onde começar......
Por favor me socorra, preciso aprender para ensinar!!!
Nosso primeiro ensaio será no domingo.
Beijos, e que Deus continue te fortaleçendo!
Olá Ana!! Poxa, muito obrigada pelo comentário!
ResponderExcluirÉ muito gratificante saber que estou auxiliando de alguma forma!
Por favor, me mande seu e-mail,assim eu te envio algumas coisas que acho que poderão te ajudar!
Beijos e mais uma vez, muito obrigada!!! ;)
Nesse mundão existe tanta coisa ruim, tanta gente do mal ... Daí vc encontra um blog desses, de doação, de divisão ... De amor !
ResponderExcluirObg Alícia ! obg por dividir ... Saiba que vc está presenta na maioria das minhas aulas ! E lembre-se que na matemática de deus, quando se divide se multiplica SEMPRE !!!!
Que delícia de comentário! Muito obrigada!! :) Te desejo tudo em dobro!!!!
Excluir