quarta-feira, 31 de março de 2010

MOVIMENTOS RÍTMICOS

Olá pessoal! Como estão se saindo nas aulas de música? Espero que bem!! 
Amanhã começo dar aula  em uma nova escola, e estou numa ansiedade sem fim! Mesmo com tantas atividades, é sempre tenso começar com uma turma nova... Mas vamos que vamos! Sempre tem a primeira vez! haha... E  boa sorte para mim!
Semana que vem começam as provas e tenho que entregar o 2º cap. do meu TCC, portanto acho que não terei tempo para  postar, estou numa correria que só! Maaaass  não abandonarei o blog nunca! rs

Então, vamos lá!
Hoje eu estava 'bisbilhotando' em minhas coisas de Musicalização e achei algumas atividades interessantes, mas não sei quem foi que inventou.
E espero que gostem!

MOVIMENTOS RÍTMICOS POR IMITAÇÃO COM AS FIGURAS RÍTMICAS



1. Um soldado( corresponde à figura da SEMÍNIMA).
As crianças marcham, contando 1-2 , começando com o pé direito.

2.  Uma pessoa apressada ( COLCHEIA).
As crianças devem correr com passos miudinhos ou de mãos dadas, contando 1 e 2 e, começando com o pé direito.

3. Uma menina preguiçosa ( MÍNIMA).
As crianças dão um poasso contando 1, seguindo de flexão de joelho ao contar 2.

4. Uma vovó com reumatismo ( SEMIBREVE).
As crianças dão um poasso e, em seguida, três flexões de joelho, ao mesmo tempo contam 1,2,3,4, sendo 1 para o passo e 2,3,4 para as flexões.

5. Uma moça manquinha ( SEMÍNIMA PONTUADA, seguinda de COLCHEIA).
As crianças dão um passo contando 1 e, em seguida, flexionam o joelho contando 2 e, recomeçando com outro passo, e assim por diante.


JOGO:

Quando estes movimentos  já estiverem assimilados, o professor deve formar alguns grupos de 4 ou 5 crianças para que realizem os exercícios em conjunto, cada grupo imitando um movimento diferente, por exemplo:

1º grupo: imita a vovó;
2º grupo: imita a menina preguiçosa;
3º grupo: imita o soldado;
4º grupo: imita a pessoa apressada.

OBS.: Estes movimentos rítmicos por imitação estão relacionados às figuras rítmicas.
O professor deve fazer a marcação das figuras para as crianças através de palmas, contando 1-2 ou 1-2-3-4 ou 1e - 2e  etc. E as crianças acompanham esta marcação imitando com movimentos adequados a cada uma das figuras.



Bom, espero que gostem!! E fica aqui, um muuuito obrigada a todos os comentários! :)
Ah, e Feliz Páscoa, sem exagerar no chocolate! rs
Beijão!

5 comentários:

  1. Olá Alicia!!! Eu gostei muito do seu blog... Uma ferramenta primorosa para um professor ...

    ótima fonte de consulta!!!

    Parabéns!!!

    Vinícius

    ResponderExcluir
  2. Minha querida vc é uma BENÇÃO!
    Estou intereçada em formar uma "bandinha",
    em uma comunidade carente de minha cidade.
    Mas apesar da boa intenção ñ entendo nada do assunto.....(só canto)rsrsrss
    A princípio pretendemos confeccionar instrumentos de sucata, mas e depois?
    Amei as suas aulas, mas como sou leiga ñ sei por onde começar......
    Por favor me socorra, preciso aprender para ensinar!!!
    Nosso primeiro ensaio será no domingo.
    Beijos, e que Deus continue te fortaleçendo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!! Poxa, muito obrigada pelo comentário!
    É muito gratificante saber que estou auxiliando de alguma forma!
    Por favor, me mande seu e-mail,assim eu te envio algumas coisas que acho que poderão te ajudar!
    Beijos e mais uma vez, muito obrigada!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Nesse mundão existe tanta coisa ruim, tanta gente do mal ... Daí vc encontra um blog desses, de doação, de divisão ... De amor !
    Obg Alícia ! obg por dividir ... Saiba que vc está presenta na maioria das minhas aulas ! E lembre-se que na matemática de deus, quando se divide se multiplica SEMPRE !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de comentário! Muito obrigada!! :) Te desejo tudo em dobro!!!!

      Excluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)