quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pedido de desculpas!

Boa tarde pessoal!! 
Nossa, que saudades que eu estava deste blog!!
Bom, em primeiro lugar, gostaria de me desculpar pela "desaparecida" todo esse tempo! Achei que iria dar para voltar em Março, mas tudo mudou muito! Mudei de cidade e ainda estou sem internet!! Hoje estou postando da Escola de Música do meu marido.... ( ainda é estranho falar marido).. rs

Gostaria também de agradecer a todos que deixaram comentários e e-mails me desejando boa sorte no casamento!! Me ajudou muito, pois deu tudo muito certo e foi o dia mais feliz da minha vida! Me casei com a pessoa mais linda do mundo, e ainda músico! hahah Querer mais o que, né? rss Enfim, tudo está muito, muito, muito bom e estou sendo a pessoa mais feliz do mundo! =D
Ah, hoje consegui responder todos os e-mails que se acumularam desde muito tempo! Espero que tenham recebido as respostas!!
Agora vou tentar não me ausentar mais, afinal, dependo  disso tudo e de todos os blogs que eu também sigo e que me ajudam muito!!
Obrigada por estarem sempre comigo!!!

E já que consegui um tempinho, vou colocar um planejamento que fiz para duas classes de infantil que leciono, pra quem tem dúvidas sobre como planejar as aulas .... Espero que gostem:


Planejamento da aula de Música do dia 22/02/2011

Infantil II- 8:00h as 8:50h e 
Infantil I – 8:50h as 9:30h

Atividade 1:  Todo início de aula:  “Dar um abraço” Música: Sai Piaba
O brincar:
  1. As crianças em pé, formam um círculo;
  2. Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
  3. No final se abraçam;
  4. As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até abraçarem todos os amigos.
Objetivos:  Levar a criança a:
  • ter momentos agradáveis no período de início da aula;
  • vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
  • desenvolver a atenção e concentração;
  • interagir e socializar-se.
Atividade 2 : “Telefone sem fio sonoro”
Material: 1 instrumento de percussão.

O brincar: 
  1. As crianças sentadas formam um círculo;
  2. O professor pode começar para que aprendam a brincadeira, tocando uma célula rítmica com o instrumento.
  3. Depois de tocar, ele entrega o instrumento ao aluno ao lado, que precisa tocar o mesmo rítmo.
  4. Todos da roda precisam fazer a célula rítmica.
  5. Após todos terem tocado, o aluno que está ao lado do professor inventa outro ritmo, e assim sussessivamente, até que todos toquem e inventem seus rítmos.
Objetivos: 
  • desenvolver a atenção e a destreza de raciocínio;
  • estimular a criatividade e a coordenação motora;
  • desenvolver a concentração.
Atividade 3- “Ordem e comando”

Material: 1 instrumento que produza som grave ( ex. tambor) e 1 instrumento que produza som agudo (ex. guizo).

O brincar:
  1. As crianças ficam em pé
  2. Ao som grave: abaixam
  3. Ao som agudo: ficam em pé
O professor comanda a brincadeira e depois pode passar para outro aluno fazer os sons.

Objetivos:
  • desenvolver a atenção;
  • diferenciar timbres;
  • identificar sons;
Atividade 4- “Que som é este?”

Material: 
- 3 ou mais objetos que façam barulho, como: sino, buzina de bicicleta, boneco de borracha, ou instrumentos de percussão como ganzá, pandeiro, chocalho etc
  • um cobertor ou um tecido de TNT grande e preto.
O brincar: 
  1. Coloque no chão, de 3 a 5 objetos sonoros em fila;
  2. Esconda os objetos atrás do cobertor ou do tecido para que as crianças não os vejam;
  3. As crianças devem se sentar no chão e em frente ao cobertor;
  1. Retire o cobertor e faça um som usando cada um dos objetos, para que se familiarizem com os sons.
  2. Cubra-os novamente, e faça um som com apenas um dos objetos, pedindo para que as crianças descubram qual é o objeto que produz aquele som;
  3. Felicite-as sempre que conseguirem descobrir.
Objetivos: 
- estimular e enriquecer a capacidade auditiva da criança;
- desenvolver a concentração.


Atividade 5- “Passa- passa” – Música- Engatinhando- Palavra Cantada

Material: Grupo de amigos e um objeto, de preferência uma bola.

O brincar:  Um mestre vai inventando maneiras de passar a bola, e assim todos vão repetindo.

Objetivos: 
- estimular a atenção
- trabalhar a pulsação da música
- interação


Relaxamento para finalizar a aula: Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.


Ah, estas aulas são de 50 minutos cada uma! =D
Beijos a todos e até breve!! Continuem me escrevendo!


2 comentários:

  1. Olá Alicia! Tudo bom?
    Gostei muito das suas matérias e sugestões educacionais então, enviei-lhe um e-mail solicitando os materiais que confecciona. Poderia enviar? Eu adoro crianças, musica e pedagogia e pretendo em breve estar atuando com musicalização.
    Abraço,
    yella

    ResponderExcluir
  2. Oi Alicia!
    Estou usando muito os seus materiais. Sei tocar alguns instrumentos, sou muito curiosa, mais nunca me aprofundei em musicalidade. Até que fui convidada para ajudar uma escola, de amigos, que estava começando, fiquei sem jeito de dizer não e acabei aceitando. Para os alunos do 2° ao 5° ano ensino flauta, mas o grande desafio é ensinar para os pequeninos da educação infantil, foi então que encontrei o seu blog e ele salvou a minha vida e cada dia as crianças me surpreendem mais.
    Muito obrigada
    que Deus te abençoe muuito.
    bjs
    P.S: vou continuar te seguindo!!!!!rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)