Tarrrrrde, pessoal!
Para quem tem dúvidas sobre planejamento, aqui está um dos que eu faço para a escola que trabalho. Ele é avaliado pela coordenação para que aprovem a aula:
Quem quiser aproveitar... :)
Infantil II- 8:00h as 8:50h
Infantil I- 8:50h as 9:30h
Atividade 1: Todo início de aula: “Como vai você”
O brincar:
1. As crianças em pé, formam um círculo;
2. Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
3. As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até cumprimentarem todos os amigos.
Objetivos:
- ter momentos agradáveis no período de início da aula;
- vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
- desenvolver a atenção e concentração;
Atividade 2- “Ordem e comando”
Material: 1 instrumento que produza som grave ( ex. tambor) e 1 instrumento que produza som agudo (ex. guizo).
O brincar:
1. As crianças ficam em pé
2. Ao som grave: abaixam
3. Ao som agudo: ficam em pé
O professor comanda a brincadeira e depois pode passar para outro aluno fazer os sons.
Objetivos:
- desenvolver a atenção;
- diferenciar timbres;
identificar sons
Atividade 3- “Passa- passa” – Música- Engatinhando- Palavra Cantada
Material: Grupo de amigos e um objeto, de preferência uma bola.
O brincar: Um mestre vai inventando maneiras de passar a bola, e assim todos vão repetindo.
Objetivos:
- estimular a atenção
- trabalhar a pulsação da música
- interação
Atividade 4:"Brincadeira dos Timbres"
Material:
-6 ou mais folhas de sulfite com um instrumento desenhado em cada uma.
-1 cd com os sons dos mesmos instrumentos.
Exemplos:
O brincar:
Coloque as folhas de sulfite lado a lado.
Se a classe for muito grande, separe grupos com 5 alunos. ( se a classe for pequena, dá pra fazer com todos). Organize qual grupo irá começar a brincadeira e diga que o restante terá que se comportar, caso contrário não participará do jogo.
Faça uma fila indiana com o grupo que começar ( ou com a classe toda,se for pequena) e os posicione no meio dos instrumentos.
O professor comandará a brincadeira, ligando o som no instrumento de sua preferência. O grupo deve ouvir atentamente e correr para o desenho respectivo ao som, sempre em fila. Se alguma criança não correr junto do grupo, ficar parada ou errar , o grupo sai e dando lugar a outro.
O professor poderá trocar de instrumentos quando quiser, para que não se repitam os timbres.
Poderá haver vários ganhadores!
Objetivos:
- Trabalhar os timbres de cada instrumento;
- estimular a concentração;
- atenção;
- Conhecer os instrumentos;
Atividade 5 “BONECO DE PAU”
(folclore brasileiro)
O brincar:
1. Contar a melodia gesticulando conforme sugere a letra.
3. Demonstrar quais os sons que podemos fazer com as mãos e os pés.
Objetivos:
Levar a criança a:
- resgatar a música folclórica;
- utilizar a música como recurso para o desenvolvimento da coordenação fina;
- interpretar melodias;
- estimular a memória musical;
Relaxamento para finalizar a aula: Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.
Beijos, beijos, beijos!!
Amei as dicas...
ResponderExcluirGeniallll..
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