quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crítica e apelo!

      Olá pessoal, tudo bem com vocês?!!  Como passaram o dia dos pais? Só nas apresentações, né?
Bom, hoje não vou postar nada para se utilizar nas aulas, mas acho que para muitos professores será ótimo discutirmos este assunto!
Essa semana entrei em um determinado site e uma questão me chamou a atenção e eu quis dividir com vocês e saber todas as opiniões.
É o seguinte: Uma pessoa enviou uma pergunta sobre métodos de musicalização, pois iria começar a dar aulas....
E eis a resposta: 


orientações sobre aula de música
Olá! Se vc for dar aula para criança, em minha opinião basta verificar o tópico do semstre e ensiná-las músicas sobre o assunto, para que em ocasião de algum evento elas possam apresentá-las. Por ex.: dia das mãe, páscoa, pais, família , soldado, bandeira. Se souber algum instumento, use-o tocando com as crianças. E se souber ensinar algum , será ótimo, por ex, flauta. Poderá iniciar a partir do primeiro semestre musicas p que elas toquem no dia das mães , na páscoa. Vc terá a atenção delas e elas estarão contentes por se sentirem uteis. Poderá pedir a ajuda da prof. de inglês e inserir alguma música em inglês junto c a prof. de inglês...Para os mais adiantados, os do fundamental 2, poderá inventar concurso de música com coreografia e etc...Espero que te ajude


      Não quero divulgar onde é e nem quem foi, pois não vem ao caso. Também não vim aqui para ofender ninguém, e sim para defender a minha profissão, qual estudei muito para isto e ainda pretendo estudar mais e mais!
  Quero falar sobre o que acabamos de ler. Não acho que seja errado ensinar músicas da páscoa, dia das mães, pais, enfim, datas comemorativas, afinal, sabemos que toda escola nos pede isto e faz parte do cotidiano e do currículo escolar. O que não achei digno de um professor de música, foi a maneira em que isto foi colocado, como se a aula de música fosse somente para ensinar músicas comemorativas ou seja lá que tipo de música! Isto é um absurdo! Estamos sempre discutindo e levando a diante todos os incríveis benefícios que a musicalização traz à criança e depois nos deparamos com este texto, onde tiram nossa capacidade e nos subestimam?!!! Fiquei indignada em ler que para ensinar música é só ensinar 'musiquinhas'! 
Como que alguém que diz ser professor de música, pode pensar assim?!
Achei muito importante compartilhar isto aqui no blog, pois se esta pessoa pensa desta maneira, pode ter várias outras...
Assim, gostaria de deixar claro que, a Musicalização Infantil vai  muito além de se ensinar músicas comemorativas, e isto já falamos aqui no blog inúmeras vezes!!!
Por favor, professores, pesquisem, estudem, façam cursos e não subestimem algumas disciplinas sem saber realmente o que elas trazem de bom para as crianças!!!


Bom pessoal, me desculpem se falei de uma forma não muito simpática, mas foi o que veio no momento em que li o artigo!
Quero comentários e saber o que pensam !
Beijos e até o próximo post! =D

9 comentários:

  1. Concordo plenamente,sou professor de música de 1 a 5 ano, e na semana passada mesmo me deparei com esta questão da finalidade das aulas de musicalização. Música na escola e na infancia das nossas crianças não pode se resumir em datas comemorativas, podemos e devemos explorar a percepção auditiva (Murray Shafer), diferentes timbres de instrumentos, ritmos, músicas que estimulem a imaginação...nossa, o que não falta é assunto.
    Seu blog é um barato, muito 10.
    abração,
    Prof Jhonas (musicaarteecia.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Alícia, conheço seu blog a poucos dias e já li todo o material, de tão interesante que eu achei. Inclusive fui eu quem mandou a pergunta pro seu e-mail ;) mais como uma troca de experiância.
    Quanto ao artigo descrito, também não concordo acho que temos que incentivar em nossas crianças a possibilidade delas criarem, e não serem simplesmente executoras (como robôs) para que se faça isso ou quilo!
    Seu blog é maravilhoso (to começando um...rsrs)
    Abraços

    Prof.: Wellington (Escola de Música Vivarte)
    @bartywell

    ResponderExcluir
  3. Oi Alícia, tudo bem?
    Fiquei estarrecida com a colocação do "professor de música" acima, mas, infelizmente, esta é uma mentalidade muito comum na população no modo geral e em boa parte de nossas escolas. Esta colocação nos leva à reflexão dos caminhos que a música precisa traçar para ser respeitada no contexto escolar. Nós, professores comprometidos com o desenvolvimento criativo de nossos alunos temos a missão e o dever de batalhar para a mudança desta mentalidade.
    Beijocas, e mais uma vez: Adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Alicia....se isso é um relato de uma professora de música que estudou para exercer tal função... sinto muito mas pra mim não é professor...Nem quero saber onde ela estudou pelo visto não por que tenho certeza que nenhuma faculdade ensinaria isso. Mas fico muito triste por que enquant a gente está aqui trabalhando para uma educação digna, mostrando o nosso trabalho sempre tem alguem que desaponte.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alícia, Achei muito pertinente sua colocação. Não sou professora de música mas tenho um contado com ela (a musica) bem de perto. E o que mais vejo nas escolas é este tipo de tratamento. O trabalho com música sendo permeado somente pelas datas comemorativas e o ensino de "musiquinhas". Gostei bastante do que vi aqui. Irei te seguir para conhecer seu trabalho mais de perto. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. OI Alícia, tudo bem?
    Concordo plenamente com você. Esta semana mesmo passei por uma situação que me deixou indignada. Mudando um pouco o contexto, pois quero falar sobre as produções das crianças. Assim, na escola em que trabalho confeccionei com as crianças baterias de lata, porém deixei que as crianças enfeitassem as latas como quisessem e pintaram do jeitinho deles. Uma professora me disse que ficou "feio" (com outras palavras, porém foi o que entendi) o que fizeram, que eu deveria ter "dado uns retoques", pois as baterias não serveriam de exposição para a Mostra de Arte. Como se o que eles produzissem não fosse bom o bastante para ser exposto. Fiquei chateada!
    Acompanho sempre o seu blog.
    Parabéns!!! Gostaria que falasse sobre esse assunto. O que acha?
    Tenha um bom resto de semana.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Si!! Obrigada por comentar!
    Nossa, tem cada pessoa que se diz professora, né?
    Mas infelizmente isto acontece muito! Algumas pessoas acham que o trabalho que as crianças fazem não são dignos de uma exposição. Isso é o 'fim da picada'. É claro que uma criança não consegue fazer um tipo de trabalho da mesma forma que uma adulto, mas falar que está feio é o fim! Nem sei o que te dizer, mas acho que você deveria conversar com a coordenadora e explicar o ocorrido, afinal, qual a graça de mostrar um trabalho que não foi feito pelas crianças e sim pelos professores? Bom, espero que você se saia bem! rs Beiijos!!

    ResponderExcluir
  8. Pois é....se fosse assim, não precisaria ter professora de música, pq pra cantar musiquinha, as professoras deles já fazem isso....!!!!!
    A gente dá um duro danado, fazendo cursos, comprando materiais, preparando aula, pensando no q será melhor pra eles aprenderem... Mas isso acontece em todo lugar. E pensando dessa forma, existem mtos q se dizem professores de música por ae...uma pena, pq quem realmente sai perdendo são os alunos.:(

    ResponderExcluir
  9. Acho que estou meio atrasado mas, achei bom comentar. Também sou professor de música e musiquinhas não é música. Música é sentimento, é estudo, é empenho. Essa pessoa nem pode ser chamada de professor... que isso. realmente absurdo o que foi escrito...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)