quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jogos Musicais

Boa tarde pessoas! Como estão?
Primeiramente gostaria de agradecer imensamente pelos comentários no post anterior! Fiquei super aliviada e ver que existem muitos professores de música que seguem corretamente seu papel!! =D

Ahhh, quero falar de uma super novidade!! Vou gravar um CD! ahhahaha Isso mesmo!! Mas um CD com músicas infantis, claro! Na verdade quem me deu esta ideia foi a Mirian Souza, que me mandou um e-mail e eu me empolguei! rs Aí, conversei com meu marido que é produtor musical e ele topou! Aiii, já estou até ansiosa! rsrs  Serão canções de domínio público, pois não sei compor, infelizmente.
Bom, ainda não tenho detalhes de nada, pois ainda está só na ideia,  mas aos poucos vou contando pra vocês, ok?!! Ah, e o estúdio do meu marido é o JR Estúdio.
Quem quiser conhecer é só clicar no link do nome.

Bom, hoje vou postar algumas brincadeiras que encontrei na minha pasta de musicalização. Não são ideias minhas e nem sei de quem é, mas achei bem legal! Espero que gostem!!

JOGOS MUSICAIS

Que som é esse?
Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte a classe poderá ajudar.
Que sons são esses?
A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha. Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.
Cabra cega sonora
As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas. Depois,  a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.

Telefone sem fio sonoro
As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento. A primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento e a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.
OBS: Pode ser feito apenas com 1 instrumento, onde elas vão passando para o amigo ao lado.
Espelho musical
As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra. Cada uma com seu instrumento que no caso devem ser parecidos. Ex. cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar faze-lo junto, como se fosse um espelho.


Regente de intensidade
A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte). Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto. Se o regente for diminuindo a força no instrumento as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).

Bom pessoal, é claro que estas brincadeiras são para crianças mais velhas, de aproximadamente 6 anos...Mas dá pra adaptar algumas com os pequeninos também!
Espero que gostem!! Beijos, beijos!!



Um comentário:

  1. Oi , sou professora de artes e esse ano peguei aulas de educação musical,comecei a seguir seu blog,pois gostei demais das dicas de aulas e jogos musicais...estão me ajudando muito!!Obrigado e tenha fe,com a certeza que sera um sucesso seu cd e tudo acontecera!!Deus te abençoe!!Bjkas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)