quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Que que tem na sopa do neném?"

Oii pessoal! Lá vai  uma brincadeira com a melhor de todas as músicas infantis, na minha opinião, - a "Sopa",  do grupo Palavra Cantada. Não há criança neste mundo que não goste e não ria toda vez que a gente coloca esta música na aula. 
É quase que infinita as possibilidades de trabalho musical que esta música nos dá. Eu sempre invento brincadeiras com ela, porque o sucesso é garantido. Essa semana foi assim, resolvi montar cartelas com todos os "ingredientes"da letra. E o resultado, deixo aqui para vocês terem uma ideia ou imprimirem e plastificarem: 

O jogo funciona assim

Material: 1 panela e 2 colheres de pau
O brincar
- Recorte cada desenho e plastifique como quiser. 
- Na aula, faça uma roda com as crianças sentadas e coloque a panela no meio da roda. Em seguida, pegue as colheres e diga que irá fazer uma sopa deliciosa, porém todos precisam colaborar para que dê certo. 
- Apresente cada ingrediente, cantando a música, sem o rádio, e diga que os que servem  para fazer a sopa vão para dentro da panela e os que não servem vão para fora (ao lado da panela). 
- Depois, distribua para cada criança 1 ingrediente ( um cartão). Os que sobrarem ficam com você. 
- Ligue o rádio e comece a brincadeira. Assim que os ingredientes vão sendo cantados, a criança que estiver com um deles o coloca dentro ou fora da panela. Até que todos 'usem' seus ingredientes, seja para a sopa ou não.
OBS:  Se a turma for muito pequena, o professor poderá ir pausando a cada ingrediente para ajudar a encontrar quem está com ele e se vai para dentro ou fora da panela.


Eu fiz esta brincadeira ontem e foi sucesso! Use a imaginação e depois da sopa pronta, vá servindo para cada um experimentar! 




É isso aí, espero que tenham gostado! :)
Beijos ensopados! ahhahahah

11 comentários:

  1. Adorei, muito obrigado por compartilhar, pois é muito difícil para o professor não músico, lecionar com música na educação infantil. Vou incluir no meu projeto. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu sou portuguesa e dou aulas de Música a crianças dos 3 aos 10 anos. Há uns anos para cá que eu canto com as minhas crianças (especialmente na época do dia mundial da alimentação!) este tema dos "Palavra cantada"! Adapto a letra e cantamos todos "O que é que tem na sopa do bebé?" E é sempre um sucesso!!! Ao longo do ano lectivo vão me pedindo para cantarmos e no ano seguinte voltam a pedir! A sua ideia é muito engraçada e vou com certeza adicioná-la à minha versão :)! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Uma ideia sensacional. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. SOPA DELICIOSA IDEIA MARAVILHOSA... OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. Amei a idéia! Excelente!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, irei fazer com o meu grupo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, adorei a atividade, obrigada por compartilhar, irei realizar com minha turminha do 1º ano.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)