Espero que gostem e aproveitem as dicas!
Crianças de 02 a 03 anos:
Importante estabelecer uma relação dos ítens que serão trabalhados na faixa de 02 a 03 anos com situações ou relações concretas pertinentes ao universo da criança (ex.: animais, objetos, etc.).
Altura do som: Grave e Agudo
Como: Através de estímulos sonoros produzidos por objetos ou instrumentos que estejam de acordo com as alturas propostas.
O que fazer: Cada criança deverá ter um objeto ou instrumento referente às alturas a serem exploradas, que serão percutidas conforme o estímulo solicitado. Pode-se estabelecer um código, como por exemplo: andar rastejante no grave. Na ponta dos pés no agudo.
Andamento: Lento e rápido .
Como: Associar os andamentos propostos à histórias ou animais (ex.: tartaruga, coelho etc.).
Pulso: Deixar a criança acompanhar uma música livremente, batendo palmas ou percutindo algum objeto ao ritmo (pulso) da melodia.
Lateralidade: Pra cima/pra baixo – Para um lado/para o outro – Pra frente/pra trás.
O que fazer: Utilizar canções e gestual que sugiram os movimentos.
Histórias: Utilizar livros com figuras grandes e bem próximas da referência real. Contar histórias utilizando canções referentes às figuras.
Crianças de 04 a 06 anos:
Movimento do som ascendente e descendente: (Na realidade o som não sobe nem desce, porém a ideia de subir e descer é sem dúvida, associada).
O que fazer: As crianças deverão movimentar-se (corporal) ou manipular objetos ao estímulo proposto.
Como: Utilizar uma flauta, sons vocais etc.
Obs.: Quando falamos ou cantamos, formamos uma sequência de sons. Ex.: cantar, cantar e cantar! O canto deverá sempre ser trabalhado.
Altura do som: Introduzir o som médio da mesma forma que foram trabalhados sons graves e agudos.
Lateralidade: Uma
mão/outra mão, - Um pé/outro pé, -
Direita/esquerda.
Histórias: Introduzir dramatização com sonorização (cantada ou percutida). Explorar sons vocais e corporais.
Pulso: Relacionar pulso musical a pulsação do coração.
Como: As crianças devem sentir o próprio batimento cardíaco e o orientador poderá ajudá-las a achar.
O que fazer: Crianças devem sentir a própria pulsação e tentarão andar nesse pulso. O professor solicitará às crianças que corram e a um sinal pré- estabelecido, parem e sintam o pulsar do seu coração. O que acontece? Relacionar as batidas regulares do coração ao pulso musical, embora acelerados.
Acento: Na palavra falada, a acentuação recai sobre a sílaba tônica.
Na acentuação musical a sílaba tônica seria correspondente ao 1º tempo de um
compasso. Histórias: Introduzir dramatização com sonorização (cantada ou percutida). Explorar sons vocais e corporais.
Pulso: Relacionar pulso musical a pulsação do coração.
Como: As crianças devem sentir o próprio batimento cardíaco e o orientador poderá ajudá-las a achar.
O que fazer: Crianças devem sentir a própria pulsação e tentarão andar nesse pulso. O professor solicitará às crianças que corram e a um sinal pré- estabelecido, parem e sintam o pulsar do seu coração. O que acontece? Relacionar as batidas regulares do coração ao pulso musical, embora acelerados.
Como: Use um instrumento de percussão para marcar o pulso de algumas músicas de roda. Marcando sempre a batida mais forte no 1º tempo e um mais fraco.
Timbre: Diferenciação entre vozes. Diferenciação entre batidas de objetos. Diferenciação entre instrumentos. Diferenciação entre batidas dos pés (cada sapato produz um tipo de som).
O que fazer: Utilizar jogos e brincadeiras com os olhos vendados ou não, para que somente o ouvido identifique a fonte sonora.
Obs.: Importante ressaltar que as atividades desenvolvidas nas faixas etárias anteriores devem ser trabalhadas nas subseqüentes.
E por hoje é só! :)
mt bom !!
ResponderExcluirMuito legal a postagem e o blog. Parabéns. Aproveito para te convidar a visitar meu blog: http://emecontemporaneidade.blogspot.com.br/
ResponderExcluirGrande abraço.
maravilhosàs instruções nossa tenho todo mtas dificuldades pois trabalho com crianças de 1ano e meio a 3 e estou mto perdida ainda
ResponderExcluir