segunda-feira, 22 de abril de 2013

Breves sugestões para aula de Música II

Boa tarde pessoal! Cá estou novamente com mais um riquíssimo material. É a continuação do post anterior, da Professora Vânia Kruger.
Espero que gostem e aproveitem as dicas!

Crianças de 02 a 03 anos:
Importante estabelecer uma relação dos ítens que serão trabalhados na faixa de 02 a 03 anos com situações ou relações concretas pertinentes ao universo da criança (ex.: animais, objetos, etc.).    

Altura do som: Grave e Agudo 
Como: Através de estímulos sonoros produzidos por objetos ou instrumentos que estejam de acordo com as alturas propostas.
O que fazer: Cada criança deverá ter um objeto ou instrumento referente às alturas a serem exploradas, que serão percutidas conforme o estímulo solicitado.  Pode-se estabelecer um código, como por exemplo: andar rastejante no grave. Na ponta dos pés no agudo.

Andamento: Lento e rápido .
Como: Associar os andamentos propostos à histórias ou animais (ex.: tartaruga, coelho etc.). 

Pulso: Deixar a criança acompanhar uma música livremente, batendo palmas ou percutindo algum objeto ao ritmo (pulso) da melodia.

Lateralidade: Pra cima/pra baixo – Para um lado/para o outro – Pra frente/pra trás. 
O que fazer: Utilizar canções e gestual que sugiram os movimentos.
Histórias: Utilizar livros com figuras grandes e bem próximas da referência real. Contar histórias utilizando canções referentes às figuras.

Crianças de 04 a 06 anos: 
Movimento do som ascendente e descendente: (Na realidade o som não sobe nem desce, porém a ideia de subir e descer é sem dúvida, associada). 
O que fazer: As crianças deverão movimentar-se (corporal) ou manipular objetos ao estímulo proposto. 
Como: Utilizar uma flauta, sons vocais etc. 
Obs.: Quando falamos ou cantamos, formamos uma sequência de sons. Ex.: cantar, cantar e cantar! O canto deverá sempre ser trabalhado. 

Altura do som: Introduzir o som médio da mesma forma que foram trabalhados sons graves e agudos.

Lateralidade: Uma mão/outra mão, - Um pé/outro pé,  - Direita/esquerda. 

Histórias: Introduzir dramatização com sonorização (cantada ou percutida). Explorar sons vocais e corporais. 

Pulso: Relacionar pulso musical a pulsação do coração. 
Como: As crianças devem sentir o próprio batimento cardíaco e o orientador poderá ajudá-las a achar. 
O que fazer: Crianças devem sentir a própria pulsação e tentarão andar nesse pulso. O professor solicitará às crianças que corram e a um sinal pré- estabelecido, parem e sintam o pulsar do seu coração. O que acontece? Relacionar as batidas regulares do coração ao pulso musical, embora acelerados.
Acento: Na palavra falada, a acentuação recai sobre a sílaba tônica. Na acentuação musical a sílaba tônica seria correspondente ao 1º tempo de um compasso. 
 Como: Use um instrumento de percussão para marcar o pulso de algumas músicas de roda. Marcando sempre a batida mais forte no 1º tempo e um mais fraco. 

Timbre: Diferenciação entre vozes.  Diferenciação entre batidas de objetos. Diferenciação entre instrumentos. Diferenciação entre batidas dos pés (cada sapato produz um tipo de som).
O que fazer: Utilizar jogos e brincadeiras com os olhos vendados ou não, para que somente o ouvido identifique a fonte sonora. 
Obs.: Importante ressaltar que as atividades desenvolvidas nas faixas etárias anteriores devem ser trabalhadas nas subseqüentes.

 E por hoje é só! :)

3 comentários:

  1. Muito legal a postagem e o blog. Parabéns. Aproveito para te convidar a visitar meu blog: http://emecontemporaneidade.blogspot.com.br/
    Grande abraço.

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  2. maravilhosàs instruções nossa tenho todo mtas dificuldades pois trabalho com crianças de 1ano e meio a 3 e estou mto perdida ainda

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Muito obrigada pelo comentário e volte sempre.
Beijos! :)