Hoje encontrei em meus materiais este riquíssimo texto da Professora Vânia Kruger.
Espero que gostem!!
. A aula deve ser
iniciada com atividades simples e pequenas. Uma pequena canção ou atividade
rítmica podem auxiliar o professor a organizar a sala de aula e tornar o
ambiente alegre e propício para outras atividades musicais ou não;
· Uma atividade que esteja em perfeito alcance da criança pode aumentar a auto-estima e ser um fator importante para a construção da confiança em si mesmo e na escola;
· Repetir frequentemente cada atividade e apresentar um conceito de diferentes maneiras e estilos poderão ampliar as chances de compreensão do aluno;
· Repetir muitas vezes as músicas que as crianças já conhecem e gostam de cantar e se movimentar, pois isso cria um clima de segurança e relaxamento, já que as crianças estão participando de uma atividade familiar;
· O silêncio deve ser sempre valorizado;
· Usar todo material que foi trazido para a sala de aula, de forma a não criar expectativas e frustrações desnecessárias;
· As instruções para o desenvolvimento das atividades devem ser claras e diretas;
· Repetir as regras do jogo pode garantir uma melhor compreensão delas;
· Cantar em vez de falar, fazer gestos para se comunicar, usar dramatizações e expressões faciais que podem ser recursos criativos na sala de aula. A Criança aprende melhor quando há alegria envolvida;
· Os comandos sonoros podem ser utilizados como recurso criativo. Por exemplo: sentar sempre que ouvir o sino, fazer silencio toda vez que o professor cantar uma canção e etc.;
· Usar materias variados como gravura, bonecos instrumentos musicais, mascaras, diferentes tipos de papeis, pedras, panos, massa de modelar, brinquedos, materiais sonoros e coloridos etc. todo esse material deve ser manipulado e o contato com ele envolve diferentes tipos de sensações;
· O planejamento deve incluir capacidade especificas de cada um dos alunos. Isso poderá encorajar sua dependência e criatividade;
· Participar das atividades com os alunos é importante para se criar vínculos afetivos. O professor também aprende quando faz junto com o aluno;
· Planejar mais atividades do que se imagina necessário pode permitir que o professor seja flexível e que atenda melhor as necessidades e preferências de seus alunos;
· O ritmo, o canto e o instrumento são elementos que deveriam estar sempre presentes no planejamento do professor;
· O professor precisa buscar constantemente uma renovação no que se diz respeito ao seu repertório musical, aos métodos e materias didáticos que têm disponíveis. É importante que a alegria do contato com a música seja sempre renovada por meio de um ensino criativo dinâmico e atual;
Finalmente, é importante registrar que as atividades musicais oferecem oportunidades raras de resgate do prazer e da alegria na sala de aula, tanto para o grupo de alunos como para o professor.
· Uma atividade que esteja em perfeito alcance da criança pode aumentar a auto-estima e ser um fator importante para a construção da confiança em si mesmo e na escola;
· Repetir frequentemente cada atividade e apresentar um conceito de diferentes maneiras e estilos poderão ampliar as chances de compreensão do aluno;
· Repetir muitas vezes as músicas que as crianças já conhecem e gostam de cantar e se movimentar, pois isso cria um clima de segurança e relaxamento, já que as crianças estão participando de uma atividade familiar;
· O silêncio deve ser sempre valorizado;
· Usar todo material que foi trazido para a sala de aula, de forma a não criar expectativas e frustrações desnecessárias;
· As instruções para o desenvolvimento das atividades devem ser claras e diretas;
· Repetir as regras do jogo pode garantir uma melhor compreensão delas;
· Cantar em vez de falar, fazer gestos para se comunicar, usar dramatizações e expressões faciais que podem ser recursos criativos na sala de aula. A Criança aprende melhor quando há alegria envolvida;
· Os comandos sonoros podem ser utilizados como recurso criativo. Por exemplo: sentar sempre que ouvir o sino, fazer silencio toda vez que o professor cantar uma canção e etc.;
· Usar materias variados como gravura, bonecos instrumentos musicais, mascaras, diferentes tipos de papeis, pedras, panos, massa de modelar, brinquedos, materiais sonoros e coloridos etc. todo esse material deve ser manipulado e o contato com ele envolve diferentes tipos de sensações;
· O planejamento deve incluir capacidade especificas de cada um dos alunos. Isso poderá encorajar sua dependência e criatividade;
· Participar das atividades com os alunos é importante para se criar vínculos afetivos. O professor também aprende quando faz junto com o aluno;
· Planejar mais atividades do que se imagina necessário pode permitir que o professor seja flexível e que atenda melhor as necessidades e preferências de seus alunos;
· O ritmo, o canto e o instrumento são elementos que deveriam estar sempre presentes no planejamento do professor;
· O professor precisa buscar constantemente uma renovação no que se diz respeito ao seu repertório musical, aos métodos e materias didáticos que têm disponíveis. É importante que a alegria do contato com a música seja sempre renovada por meio de um ensino criativo dinâmico e atual;
Finalmente, é importante registrar que as atividades musicais oferecem oportunidades raras de resgate do prazer e da alegria na sala de aula, tanto para o grupo de alunos como para o professor.
Este texto ainda tem continuação! Deixo vocês com gostinho de quero mais! hahahah
Beijos!!
Muito bommm...Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirBjs
Shislene
Olá! Seja bem vinda! Muito obrigada!
ExcluirOlá Alicia. Tenho "devorado" seu blog, mas desde quando comecei a visitar, você já não estava mais postando. Que bom que voltou! Eu estava trabalhando com musicalização infantil (6 anos) com aulas particulares(em uma escola de música que estou construindo com meu namorado). Mas agora, há uma semana comecei também a trabalhar em uma escola. Peguei aula com 5 turmas. Estou me dando bem com as turmas de 6 anos pra cima, mas com os de 3 a 4 anos, tô sofrendo viu ? Não consigo controlá-los e tbm a didática é mais dificil. Vc tem algum material para indicar que diz respeito aos pequeninos de 3 a 4 anos?. Desde já obrigada, e parabéns pelo blog e o texto acima! Muito bom! Deixo aqui uma frase que um dia ouvi e hoje to tendo o prazer de vivenciar e fazer dela um desafio: "Complicar aquilo que é simples é lugar-comum; tornar simples o que é complicado é criatividade." Charles Mingus
ResponderExcluirOlá querida! Que bom que gosta do blog! Aproveite! :)
ExcluirBom, esta idade que você mencionou, acredito que seja a mais difícil, porém, deliciosa! ahhahah
Vou postar mais sobre esta idade, quem sabe te ajuda! Beijãoo!
Ahh eu agradeço !! obrigada :)
ExcluirSou fã de carteirinha! Vc me ajudou demais qdo eu comecei e de vez em quando vinha aqui dar uma espiadinha pra ver se vc tinha postado alguma coisa...rs. Que bom que voltou! Bem vinda de volta!
ResponderExcluirBjão!!
Sou fã de carteirinha! Vc me ajudou demais qdo eu comecei e de vez em quando vinha aqui dar uma espiadinha pra ver se vc tinha postado alguma coisa...rs. Que bom que voltou! Bem vinda de volta!
ResponderExcluirBjão!!
Querida Cáritas! Muito obrigada pelo carinho de sempre! :) Estamos juntas!!
ExcluirBeijoos!
Olá Alícia!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog! Muito interessante todos os posts! Sou fã das músicas e atividades da Palavra Cantada e parece que você também.
Faço um trabalho diferente do seu, mas na mesma linha de intervenção. Tenho já 4 CDs e trabalho com o projeto "Musica e Fonoaudiologia na Escola" há 6 anos.
Gostaria de partilhar minhas músicas com você e quem sabe fazer alguma parceria.
Abraços do Tio Ricardo
http://musicaefonoaudiologia.blogspot.com.br/
Ricardo Victor Garcia de Carvalho
Professor de Música e Fonoaudiólogo
Pós graduado em Educação Inclusiva
CRFa: 2827-MG
OMB: R-022245-MG
CNPJ: 14 066 190/0001-54
(37) 9197-8203 VIVO ou 9147-2773 e 9191-0746 TIM
Olá! Já ouvi falar do seu trabalho, mas não conheço muito! Quero muito conhecer suas músicas! Temos um estúdio aqui também, se precisar, é só entrar em contato!
Excluir! Parabéns e muito obrigada pelo convite! Vamos manter contato!
Abraços!